como-escolher-o-guarda-roupa-para-casal

Como escolher o guarda-roupa ideal para casal?

O Guarda-roupa é um móvel muito tradicional em todas as culturas e representa uma parte importantíssima do quarto. Escolher o guarda-roupa ideal para o casal pode ser uma tarefa um pouco mais complicada já que é preciso satisfazer necessidades de duas pessoas, com costumes e tipos de roupas totalmente diferentes uma da outra. 

São muitas as coisas que devemos prestar atenção antes de tomar essa decisão: qual será a cor e se ela combina com o resto dos móveis do ambiente, se é melhor mais cabides ou mais gavetas, qual é a quantidade de peças o casal possui no total e, até mesmo, entrar em um consenso sobre o material do guarda-roupa, já que costuma ser um bem que dura por muitos e muitos anos.

Calma! Nós estamos aqui para tentar facilitar este processo para você com informações pertinentes e que vão te ajudar a pensar em detalhes importantes para não errar na hora de escolher esta peça tão importante para a funcionalidade do seu dia a dia. 

Decorar pode ser uma atividade muito prazerosa e que une as pessoas. O quarto é um dos cômodos mais íntimos e reservados da casa, o que dá ainda mais vontade de produzir um ambiente aconchegante e totalmente personalizado.

Preparamos algumas dicas para você passar por esta etapa muito legal da decoração, olha só:

Considere o tamanho do quarto

Pensar sobre o tamanho do quarto em si e dos móveis que você já colocou nele é tão importante quanto escolher as cores, o material e o tamanho do próprio guarda-roupa. Uma dica importante para esta hora é anotar as medidas exatas do espaço que você planeja colocar o móvel, não se esquecendo nunca da profundidade ideal. 

Quartos pequenos pedem um guarda-roupa que tenha a menor medida de profundidade possível para que você continue com uma boa sensação espaço. Uma trena ou uma fita métrica serão grandes aliadas nessas horas, ok? Outra ótima recomendação é a de demarcar o espaço, ainda vazio, com fita crepe no chão para que você possa perceber fisicamente qual tamanho sobra para a circulação do ambiente

Tipo de portas e gavetas

As portas e gavetas representam uma parte importante a ser considerada quando for escolher o guarda-roupa ideal para o casal e tem tudo a ver com o item anterior da nossa lista de dicas: o tamanho do quarto. Isso influenciará se você terá a liberdade de escolher portas que abrem ou que deslizam pela estrutura do móvel. 

A vantagem da porta de correr é que fica mais fácil de posicionar o guarda-roupa em um quarto pequeno e, também, tem a possibilidade de ser uma porta totalmente espelhada, fazendo com que o dormitório fique com uma impressão maior de grandeza. 

Pense nas suas roupas e em como você prefere armazená-las, considere quantas portas e gavetas seriam necessárias para guardar tudo com tranquilidade e sem a sensação de amontoado que tanto tentamos evitar. Nichos e prateleiras internas costumam ajudar muito na hora de organizar as suas coisas e ainda assim deixar bem bonito e funcional.

Equilibre as cores no ambiente

As cores são um pilar que deve ser muito considerado para a escolha do guarda-roupa, tendo papel central na harmonia do cômodo e na sensação de espaço (ou falta dele). Um guarda-roupa de casal costuma pegar uma parede inteira do quarto e, com isso, a sua tonalidade se torna muito importante. 

Você pode preferir fazer com que ele se misture com o resto da mobília e seja do mesmo tom escolhido para a cama, prateleiras e cabeceira, ou fazer com que ele se torne um destaque, misturando pigmentos e complementando as tonalidades escolhidas para os outros móveis. Mais uma vez o tamanho do quarto é um fator determinante para essa escolha: armário branco com puxadores mais escuros, guarda-roupa com porta espelhada e estrutura de madeira escura ou uma combinação de tons terrosos em todo o quarto, costumam ser ótimas saídas para muitas situações.

Analise a quantidade de roupas do casal

Nem sempre é necessário dividir o guarda-roupa de um jeito igual para os dois, às vezes um tem mais roupas que o outro ou tipos de peças que precisam ser guardadas de um jeito específico. 

É super relevante fazer uma análise mais detalhada das roupas já que existem peças que não é recomendável armazenar dobradas, ou que são mais compridas do que a maioria das blusas e camisetas. Talvez aquele guarda-roupa lindíssimo pode ser grande demais para a demanda de roupas que o casal possui, deixando a impressão de vazio, ou vise e versa. Ah, nessa hora pode ser uma ótima oportunidade para fazer aquela limpa nas roupas que você não usa há muitos anos! 

Abrir espaço para o novo é ótimo quando mudamos a decoração e temos que analisar os objetos e peças que guardamos.

Qualidade do material

Falamos no início do texto do quanto o guarda-roupa é um bem durável. Dependendo do material, o investimento pode ser alto, mas a qualidade e a durabilidade podem ser surpreendentes. Uma das soluções mais populares e atuais é o MDF (Fibras de Média Densidade) e é um tipo de material que é fabricado a partir de uma união de fibras de madeira com resinas sintéticas. 

Esta mistura faz com que a textura seja bem similar à madeira natural e o seu acabamento tenha uma aparência sofisticada, refinada e contemporânea. Existem, também, opções de guarda-roupa de outras matérias-primas como madeira maciça e madeira de reflorestamento que são conhecidas pela sua durabilidade e sustentação. Considere também quanto tempo você pretende ficar com o móvel, isso ajuda a delimitar suas escolhas.

Lummina Decoração

Com anos de experiência e mercado, a Lummina Decoração quer fazer parte da decoração da sua casa! Entre em contato conosco e escolha entre as melhores opções de móveis planejados, materiais e cores que são tendência no design de interiores. Nossa equipe está totalmente preparada para fazer o sonho do seu quarto personalizado sair do papel!