Image

5 Dicas para decoração de cozinhas planejadas

Aprenda dicas essenciais para potencializar o charme da decoração da sua cozinha planejada. 

A cozinha costuma ser o coração da maioria das casas, afinal de contas, é lá que são preparadas deliciosas refeições que garantem ótimas lembranças para sua família.

Nesse contexto, os móveis feitos sob medida são essenciais para garantir fluidez, organização e praticidade na hora de cozinhar. 

Ao combinar as principais tendências da decoração de interiores com a rotina da sua família, por exemplo, você vai obter um ambiente completamente único e que realmente supre todas as suas necessidades. 

Um dos principais erros que você não deve cometer na decoração sua casa é tentar copiar ambientes cinematográficos que, na maioria das vezes, não funcionam no dia a dia de uma família de verdade. 

Por isso, decidimos essas dicas que vão garantir que seu momento masterchef não se torne um pesadelo na cozinha! 

1 – Priorize a iluminação

O ideal é manter um ambiente claro e arejado para captar a iluminação natural, especialmente porque a cozinha é um lugar alegre. Aposto que você nunca viu alguém triste na hora de comer, certo? 

Dessa maneira, dê preferência para janelas grandes e portas largas para não interferir na circulação do ar pela casa, muito menos obstruir a passagem natural da luz solar.   

2 – Bancadas

As bancadas são amplamente utilizadas nos projetos de cozinhas planejadas porque além de auxiliarem na organização dos utensílios domésticos, também servem como apoio para preparar as refeições. 

Os modelos mais comuns são:

Bancada em U

A cozinha planejada em U é uma das alternativas mais práticas e funcionais para ambientes pequenos., já que os armários ficam próximos e o espaço inteiramente otimizado. Cada canto é aproveitado da maneira correta, mantendo uma ordem na separação dos alimentos e demais objetos.  

bancada-em-u

Bancada Ilha

A ilha ajuda a manter a organização e otimização de cozinhas grandes, especialmente porque as bancadas em ilha servem como mesa para pequenas refeições. Além disso, também ajuda na hora de confraternizações, quando alguém cozinha e as demais pessoas ficam ao redor, esperando a comida ficar pronta. 

Bancada-ilha

3 – Decoração orgânica

Trazer elementos da natureza para dentro da sua cozinha é uma maneira de deixá-la cada vez mais orgânica, especialmente ao pendurar samambaias no teto ou deixar suculentas na janela. 

Inclusive, a decoração orgânica foi apontada como uma das grandes apostas para homedecor em 2020, então, não tenha receio de usar e abusar dessa dica de decoração, porque você não vai precisar renová-la tão cedo. 

4 – Atenção especial aos cantos

Uma das grandes vantagens ao optar por cozinhas planejadas é a facilidade com que o designer de interiores consegue aproveitar todos os espaços do ambiente. Dessa forma, não se esqueça dos cantos. 

Ainda que a decoração da sua casa seja em U os cantos podem ser aproveitados, já que existe no mercado diversas soluções para esse problema. Seja ao implementar gavetas articuladas ou portas laterais, priorize sempre o canto dos seus móveis. 

5 – Opte por móveis em MDF

De aspecto homogêneo, o MDF é uma alternativa ecológica para o uso da madeira na decoração. 

O MDF é altamente personalizável e resistente, inclusive, nem mesmo o mofo consegue destruir o resultado sofisticado dos móveis feitos com esse material. 

Para prolongar a vida útil da sua cozinha planejada, dê preferência para móveis feitos em MDF. 

Essa informação foi útil para você? Então compartilhe em suas redes sociais para seus amigos descobrirem quando renovar a decoração da casa deles também. 

Deixe seus comentários e continue nos acompanhando no Instagram e Facebook para mais dicas de coração.