vantagens-da-decoracao-industrial

Vantagens da decoração industrial

Luminna PlanejadosNovidadesComentar

Essencialmente, um projeto com decoração industrial dá prioridade a materiais que lembram as construções nas suas formas mais originais. Isso significa que tijolos, concreto, fios, tubulação e estrutura são muito utilizados nas composições dos ambientes. 

Ao contrário da impressão de inacabado, a decoração industrial é meticulosamente pensada para obter um aspecto visual que remete ao antigo, ao rústico, à indústria e, ao mesmo tempo, parecer moderno.

Como seus elementos principais estão, muitas vezes, mais ligados à parte estrutural do ambiente, é comum que os móveis e objetos do espaço puxem mais para o estilo minimalista e simples. 

A busca por equilíbrio é parte importante de qualquer cômodo onde o estilo que você optou por seguir precise de uma complementação, como é o caso da decoração industrial. 

O charme urbano dentro de casa pode criar atmosferas únicas e que ficarão marcadas na memória dos futuros convidados. Separamos algumas vantagens de apostar na decoração industrial, acompanhe com a gente a seguir:

Ótimo Custo x Benefício

Por ser um estilo que prioriza um tipo de “não acabamento” que é planejado para tal, um aspecto muito falado sobre as vantagens da decoração industrial é o seu ótimo custo x benefício. Não precisar se importar em cobrir ou esconder detalhes da construção é uma das suas principais características. Deixe o concreto à mostra, os ferros e tubos de PVC para passar os fios da iluminação e aposte na reforma de móveis antigos. Como dito anteriormente, o estilo rústico e vintage pode combinar perfeitamente com a decoração industrial, o que pode demandar um orçamento ainda menor.

Conforto e informalidade

O truque para combinar dois estilos diferentes é manter o equilíbrio entre as escolhas e deixar cada um tomar conta de uma parte específica. A decoração minimalista com móveis de metal e madeira são uma boa pedida para a decoração industrial. Na verdade, a madeira é sempre uma peça-chave para qualquer tipo de decoração, muito versátil, este material consegue interagir com uma inúmera cartela de cores e com muitos outros tipos de elementos.

A decoração industrial tem uma tendência em transmitir uma sensação impessoal e um tanto quanto fria. A facilidade em compor o ambiente com móveis confortáveis e transformar esta sensação impessoal é uma tarefa fácil, já que a harmonização com poltronas e sofás grandes é direta. Aposte na informalidade e na funcionalidade para começar a compor o ambiente e ter a percepção de como os detalhes precisarão ser preenchidos.

É uma tendência na decoração

A decoração industrial surgiu em Nova York mais ou menos nos anos 1950, quando inúmeros prédios antigos, galpões da indústria e espaços amplos desocupados começaram a servir de moradia para os nova iorquinos que se interessavam pela aparência original do lugar era deixada pelos novos moradores. Após mais de 70 anos o estilo industrial está de volta como tendência decorativa.

As pessoas estão cada vez mais querendo imprimir a sua personalidade na decoração das suas casas e é aí que a decoração industrial toma espaço. Por ser versátil, com um bom custo x benefício, estar na moda e permitir uma grande variação de combinações, optar pela decoração industrial acaba sendo uma ótima saída tanto para iniciantes como para quem já tem experiência ou gosto para decoração.

Versatilidade

A versatilidade é o ponto alto da decoração industrial, tanto para a composição de objetos e móveis, quanto para a paleta de cores. O lugar comum deste estilo é harmonizar a decoração e estrutura com preto, branco e cinza, além de cores neutras e sóbrias. Mesmo assim, é possível optar pela escola de uma cor específica e fazê-la se transformar no contraponto do ambiente, chamando atenção para um determinado móvel ou objeto de destaque. Vermelho, amarelo e azul costumam ser as mais utilizadas.

Outro ponto positivo é que a decoração industrial há espaço também para combinar a aparência inacabada dos revestimentos com móveis mais sofisticados e elegantes, trazendo o urbano para o centro do cômodo. Os lados quase opostos do espectro de decoração: rústico e sofisticado ou bruto e elegante combinam muito bem com a decoração industrial, não tenha medo de usar a criatividade em prol ao conforto e informalidade possíveis neste estilo.

Iluminação natural

A iluminação é extremamente importante para qualquer estilo de decoração e qualquer estrutura de todos os cômodos. Tente fazer o máximo para manter uma boa iluminação natural com as janelas e portas amplas que são uma característica específica da decoração industrial. Além de clarear os ambientes, as janelas e portas amplas auxiliam na acessibilidade e ventilação dos cômodos, dão impressão de espaço e facilitam na hora de escolher os pontos de luz.

Caso esse não seja o caso da estrutura da sua casa, não se preocupe. Muitos apartamentos não podem abrir ou mexer em paredes. A solução para isso é apostar na iluminação indireta, vindo de luminárias suspensas com os cabos à mostra, apostar em lâmpadas soltas e ligadas diretamente na fiação. Tons de luz amarelados e lustres que têm uma aparência geométrica e vintage.

Espaçoso

Como a decoração industrial é uma referência direta dos grandes galpões e espaços industriais norte-americanos, uma parte muito marcante deste estilo são os espaços abertos e ambientes integrados. Uma ótima dica para quem ama esse tipo de decoração é remodelar a estrutura do seu apartamento ou casa, para que os diferentes ambientes possam se interligar.  essa é uma ótima dica para quem ama esse tipo de decoração.

A Lummina Planejados

Ligada nas tendências e com uma equipe preparada para atender seus pedidos, a Lummina Planejados pode transformar a sua casa em espaços com personalidade e funcionalidade. Entre em contato conosco e marque uma conversa com nossa equipe, estamos prontos para fazer parte dos ambientes da sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *