Devo colocar o mesmo piso na casa toda?

Luminna PlanejadosNovidadesComentar

Imagine a seguinte situação: ao fazer uma reforma no piso da sua casa, você percebe que simplesmente não consegue encontrar o modelo usado anteriormente. Agora, será preciso misturar piso na decoração, unindo o que está no chão a um estilo diferente. Tem como fazer isso de forma que seja mantida a harmonia?

A resposta é sim! A junção entre tipos de pisos diferentes tem sido algo cada vez mais buscado, tornando-se uma tendência para aqueles que querem mudar a organização de casa. O que começou como um imprevisto pode se tornar uma revolução, mas precisa ser feito com cuidado. Confira algumas dicas que podem ser valiosas ao misturar piso na decoração para que o resultado seja puro sucesso!

Como misturar piso na decoração?

O primeiro passo é analisar o cômodo no qual o piso vai ser instalado. Essa atenção é importante para saber diferenciar o modelo que combina com cada espaço da casa, evitando correr o risco de gerar uma intersecção entre pisos que não fazem uma boa combinação.

Cada ambiente possui um estilo próprio, como banheiro e lavanderia, por exemplo, que são áreas molhadas, vão exigir um modelo específico, enquanto a cozinha já vai demandar uma outra linha de pensamento.

Além disso, o clima também é um fator que deve ser levado em consideração, pois alguns tipos de piso podem proporcionar mais calor ao ambiente, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do local em que você mora.

Por fim, vem a questão estética. Nessa etapa, você pode ousar, escolhendo cores e texturas diferentes para causar uma diferenciação mais evidente entre cada cômodo. Casa queira algo mais simples e sutil, basta optar por utilizar o mesmo piso ao longo de toda a casa, mas trocando as texturas a cada novo cômodo conforme for mais apropriado.

Use sua imaginação!

Misture dois ou mais pisos diferentes

O movimento de misturar pisos diferentes não é de agora, mas a intensidade tem crescido cada vez mais! A equipe do Luminna Planejados já fez algumas previsões do que pode ser tendência em 2021, e essa, com certeza, é uma das nossas principais apostas. As outras você conferir aqui e se adiantar para o que está por vir!

As intenções para fazer essa união são diversas, como a praticidade em fazer com que cada cômodo tenha o piso mais apropriado ou simplesmente por senso estético, já que essa mistura aponta para alguém atento às tendências e que foge do convencional.

Misture dois – ou mais! – pisos diferentes e veja sua casa ganhar mais valor, dando um novo ar ao ambiente. Seja usando combinações pré-indicadas ou criando a sua própria, essa é uma ótima forma de renovar o ambiente e testar a sua criatividade.

Preste atenção nas cores

Mesmo que seja uma iniciativa tão interessante, a mistura de pisos deve ser feita com muita atenção para que não acabe resultando em algo diferente do que você imaginava. Por isso, é importante realizar testes com antecedência, projetando a imagem de como, na prática, é esperado que a casa fique.

Na hora de escolher as cores, opte por opções que criem uma harmonia entre si e combinem com o cômodo em questão. Para o quarto, por exemplo, que precisa transmitir a sensação de aconchego e conforto térmico, as cores utilizadas no piso devem ser pensadas nesse aspecto, como uma combinação entre tons amadeirados para proporcionar tais emoções.

Em todos os outros cômodos em que for feita a mistura de pisos é essencial pensar nas sensações despertadas, escolhendo as cores com base nelas.

Combine materiais diferentes

Se você achava que apenas as cores podem harmonizar um ambiente, é importante repensar! A textura também deve ser levada em consideração durante o planejamento da mistura de piso, pois é um fator importante no desenvolvimento das mais diversas sensações transmitidas.

É essencial considerar as atividades desenvolvidas no cômodo em questão, afinal, um piso com textura indevida pode acabar atrapalhando o fluxo no ambiente. É o caso das áreas molhadas, por exemplo, como banheiros e lavanderia, que precisam que uma textura mais rústica para evitar possíveis acidentes no piso liso.

Combinar materiais diferentes pode ajudar não apenas a deixar o ambiente mais agradável visualmente, mas também mais prático. Ou seja, a mistura de piso, além de ser bonita e agregar valor aos cômodos, é capaz também de deixá-los mais acessíveis de acordo com suas funções.

Por motivos como esses, fica claro o motivo de essa ser uma das principais tendências de decoração para 2021, como nós, da Lummina Decoração, já destacamos!Para conhecer mais do nosso trabalho e conhecer tudo sobre o universo da decoração, basta nos procurar no Instagram e no Facebook, pois estamos sempre trazendo um ótimo conteúdo pensando no que desperta o seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.