como-fazer-decoracao-minimalista

Como fazer uma decoração minimalista?

O próprio nome “minimalista” já dá uma dica de como este estilo de decoração funciona, já que seu objetivo principal é optar, de forma inteligente, pelo mínimo necessário. Na verdade, o minimalismo é uma forma de pensamento que tem sua vertente em muitos âmbitos da vida: produção artística, estilo de vida, decoração, design e muitos outros. Para esta filosofia, com menos somos mais livres, leves e felizes.

O minimalismo divulga um estilo de pensamento que preza pelo desapego, a reavaliação das nossas prioridades materiais e a limpeza de qualquer coisa que possa atrapalhar o nosso foco em coisas que realmente importam e nos fazem felizes. Mas como isso pode ser colocado na decoração da sua casa

O que é decoração minimalista?

Se você não é chegado ao acúmulo de móveis, objetos e utensílios, você já está um pouco inserido no pensamento minimalista dentro da decoração. O minimalismo dá preferência para o que é clean, sóbrio, simples, fundamental e sustentável.

A decoração minimalista chegou com tudo no final do século 20 para o 21 é o tipo de decoração que passa uma sensação de alívio ao entrar nos cômodos, uma sensação de harmonia, equilíbrio e bem-estar. Peças metálicas ou amadeiradas, cenários claros e funcionais já podem ser classificados como uma composição minimalista na decoração.

Por que apostar no minimalismo?

Nos últimos anos, a humanidade passou por um profundo aumento de circulação de informação de todos os tipos. Isso despertou uma necessidade crescente de chegar em casa e se sentir distante de toda essa exposição às propagandas, cores, luzes e barulhos que disputam nossa atenção todos os dias.

Dito isso, a decoração minimalista se tornou uma tendência ainda maior agora do que quando despontou no mundo do design e decoração. A regra do “menos é mais” é uma das mais aplicadas pelos amantes do movimento, quanto menos informação visual temos nos ambientes mais relaxado você ficará quando chegar em casa. Apostar no bem-estar é sempre uma ótima pedida.

Dicas para montar uma decoração minimalista

Planejar é a palavra de ordem para o minimalismo, tire as medidas dos cômodos, faça uma listinha com o que seria essencial para o funcionamento do seu cotidiano e, principalmente, pense na praticidade. Lembre-se de como funciona o seu dia a dia, quais são os cômodos mais visitados por você e o que geralmente é mais utilizado em cada um.

Engana-se quem acha que é impossível imprimir a sua personalidade em ambientes minimalistas. Pelo contrário! Como não existem objetos e móveis aleatórios neste estilo de decoração, cada peça escolhida para compor os cômodos reflete o modo de vida e a personalidade do dono da casa.

Preste atenção nas cores

Nem precisamos falar que quando os móveis não estão em tanto destaque quanto estamos acostumados nos outros estilos de decoração, as cores escolhidas para o ambiente ganham um destaque muito especial. Como o objetivo principal aqui é a sensação de um espaço mais clean, tons claros e neutros costumam tomar a frente do planejamento.

Não é apenas sobre cores nas paredes e estruturas do cômodo é, também, sobre as cores escolhidas para as almofadas do sofá, por exemplo, a fronha do seu travesseiro ou as cores dos pratos da cozinha. Quando o mínimo é o principal, as cores são um elemento importantíssimo para o sentimento geral dos ambientes.

Escolha um destaque

O minimalismo precisa de soluções inteligentes e funcionais para que o design dê certo. O usual é que você tente pensar em pontos de destaque no cômodo, algo que chame atenção de quem entrar. Quando não se tem muita coisa brigando por atenção, qualquer detalhe pode se transformar em destaque.

Considere escolher um outro estilo para compor nessas horas. Um sofá vintage, trazer uma peça mais industrial, detalhes de madeira nas estruturas, um vaso de planta grande ou um quadro grande na parede que se destaque da harmonia geral são algumas dicas que como escolher o que será o ponto alto do seu cômodo.

Aposte em móveis planejados

Lembra quando falamos que o planejamento é a palavra de ordem do minimalismo? Pois bem. Os móveis planejados podem fazer toda diferença no seu projeto ou reforma. Esse tipo de investimento permite que você utilize todo o potencial do espaço disponível para decoração. Não deixe de considerar escolher peças multiuso e priorizar a circulação e as áreas livres.

Coloque em prática

A Lummina Planejados vai te ajudar a desenvolver um ambiente exclusivo, funcional e minimalista! Com qualidade e profissionalismo, a Lummina é capacitada para te ajudar a tirar sua reforma do papel e aproveitar o cômodo como você planejou. Entre em contato conosco e agende uma visita na nossa loja.