como-deixar-a-cozinha-funcional

Como deixar sua cozinha funcional?

Planejar uma cozinha pode ser um grande desafio. A vontade é que este ambiente inclua alguns aspectos que, muitas vezes, podem parecer distantes: funcionalidade, conforto e acolhimento. A cozinha é considerada por muitos como o ambiente mais importante da casa e com o crescente hábito de integrá-la com a sala de estar, a relevância da sua decoração fica ainda mais evidente. Escolhemos algumas dicas valiosas para te ajudar a compor uma cozinha com todas essas características, acompanhe com a gente:

Nem tudo precisa ficar à mostra

É preciso ponderar quais serão os utensílios que ficarão expostos para a praticidade do dia a dia, mas não é recomendável que muitos deles estejam à mostra. Por um lado, este fator facilita o momento de cozinhar, por outro lado essa exposição faz com que os objetos estejam sempre suscetíveis à poeira, gordura, resíduos e demais fatores do cotidiano de tarefas desempenhadas pelo ambiente. Faça uma seleção desses utensílios e continue sempre com eles em mente na hora da escolha dos móveis e decoração. Como deixar uma cozinha funcional? A resposta está no intenso planejamento das ações.

Atenção especial aos cantos

Não subestime os cantos da sua cozinha! Tenha em mente que esses espaços podem ser muito bem utilizados e armários são uma boa pedida para esses casos. Pesquise por armários em chanfro, armários com o interior giratório ou gavetas em ângulos que te ajudem a utilizar todo o potencial daquele cantinho que você acha que não vai acessar tanto, mas que podem ser muito úteis para a funcionalidade geral da cozinha.

Escolha o vertical

A estrutura dos novos apartamentos estão cada vez menores e muitas vezes o espaço disponível para o armazenamento dos utensílios e alimentos é pequeno. Nossa dica para quem se pergunta em como deixar sua cozinha funcional é que você opte por uma estrutura vertical: prateleiras ajustáveis, criação de nichos e torres de eletrodomésticos são a chave para uma cozinha verticalizada e prática. Para isso, considere a altura das pessoas que vão utilizar a cozinha, o conforto e a praticidade precisam estar muito presentes neste tipo de decoração.

Cuidado com a iluminação

Se a cozinha é considerada o coração da casa, a iluminação é o que faz esse coração funcionar. Existem inúmeras possibilidades de focos de luz e cada uma delas deve ser levada em consideração antes da escolha final. Reflita onde será o local principal de preparo dos alimentos e dê uma atenção especial a ele, talvez será necessário incluir fitas de LED na parte superior da bancada. O recomendado é que todos os pontos de luz sejam em temperatura fria já que, além de contribuir para uma menor sensação de calor durante o preparo do jantar, esse tipo de iluminação não distorce a cor real dos objetos e alimentos.

Escolha armários planejados em MDF

Quem não adora uma cozinha planejada? O tamanho do seu ambiente é o que vai ditar qual a melhor opção para esse planejamento do mobiliário. Uma cozinha grande pode utilizar um layout mais solto e flexível, já uma cozinha menor precisará optar por uma marcenaria sob medida. MDF significa, em português, Fibra de Densidade Média e é feito de madeira e resina sintética dando um acabamento uniforme e uma possibilidade enorme de direções de corte, desenvolvimento de peças arredondadas e acabamentos sofisticados que podem ser uma chave para como deixar sua cozinha funcional.

A Luminna Planejados atua em Indaiatuba e região, tendo experiência e qualidade comprovadas para auxiliar em todos os detalhes que você sonhou para a sua cozinha planejada. Entre em contato conosco e faça um orçamento para seu projeto sair do papel!