Image

Você sabe o que é o porcelanato líquido?

Você já ouviu falar no porcelanato líquido? Este é considerado o piso do momento por muitos decoradores, arquitetos e críticos de design de interiores. Sua presença nas obras e reformas brasileiras é recente, mas este tipo de piso internacionalmente já é bastante utilizado e ganhou o coração de quem deseja uma casa com um estilo contemporâneo e atual. O seu ápice no país aconteceu em 2016 e pode adaptar-se a qualquer tipo de superfície.

Dentre seus pontos positivos, o principal deles é a rápida e fácil manutenção de limpeza e a sensação de unidade e amplitude que confere aos mais diversos tipos de ambiente. Antes deste boom, o porcelanato líquido era mais utilizado em shoppings, hospitais, supermercados e demais espaços comerciais. Conforme suas vantagens para o ambiente residencial foram comprovadas, os projetos de decoração foram se apropriando deste tipo de revestimento.

Entenda melhor sobre como é feio o porcelanato líquido, o que é ele na prática, quais são as suas vantagens e como utilizá-lo para deixar sua casa moderna. Acompanhe com a gente a seguir:

O que é e como é feito

O porcelanato líquido pode ser feito a partir de dois tipos diferentes de resina, o epóxi e o poliuretano. As diferenças visuais e de qualidade entre eles são pequenas, podendo ser facilmente confundidas após a aplicação. O porcelanato líquido de epóxi é desenvolvido em cima do piso e espalhado com um rodo, proporcionando o nivelamento da superfície automático.

Por outro lado, o porcelanato líquido de poliuretano necessita que o piso no qual ele será aplicado seja devidamente nivelado e que os rejuntes antigos sejam preenchidos antes da utilização prática do produto. É comum que haja a necessidade de investir em uma pasta para nivelar o piso e prepará-lo para o porcelanato líquido de poliuretano.

Este tipo de piso pode ser chamado também de piso autonivelante, já que ele cobre as imperfeições, defeitos, desníveis e juntas de rejunte anteriores. Ele trará uma camada uniforme, lisa e sem a necessidade de nenhuma ligação entre pisos ou superfícies. A dica é a de investir em profissionais especializados para a aplicação do produto, já que é necessária a regularização de base e impermeabilização prévia da região.

As principais vantagens do porcelanato líquido

  •  É possível aplicar cores, padronização, imagens e efeitos em todos os cômodos da casa ou apartamento, podendo conferir um alto nível de personalização em cada projeto;
  • A sua secagem é considerada rápida, otimizando e diminuindo o tempo em que os moradores da casa ou apartamento precisarão deixar de utilizar o local;
  • O porcelanato líquido possui uma boa durabilidade e alta resistência a impactos do dia a dia, podendo facilmente inferir pesos dos móveis do cotidiano, por exemplo;
  • Este tipo de piso diminui a possibilidade de proliferação de micro-organismos, a ausência de juntas e espaços facilita a limpeza e higienização dos cômodos;
  • A uniformidade causada pela aplicação de um piso contínuo confere aos ambientes um ar de sofisticação e elegância que costuma impressionar os visitantes;
  • É possível deixar cômodos menores com uma impressão de amplitude e luminância que pode fazer a diferença na decoração e disposição de móveis.

Quais os ambientes mais indicados para utilizá-lo?

Não existem limites para o nível de criatividade e versatilidade que se baseia na aplicação do porcelanato líquido em casa e apartamentos. Como não há restrições ou contraindicações para a aplicação e a sua manutenção e limpeza podem acontecer de maneira eficaz e fácil, este tipo de piso é indicado para todos os ambientes caseiros. Claro que, contudo, alguns cômodos específicos costumam aceitar ainda mais esse tipo de cobertura como o banheiro, a cozinha e a lavanderia.

A personalização do material é intensa, podendo adaptar-se ao estilo de decoração de cada cliente, às cores presentes nos ambientes e ao gosto pessoal de cada um. Com isso, é possível trabalhar com individualidade de cada cômodo e conferir uma identidade particular a cada um. A dica está em entender as necessidades dos ambientes, o seu tamanho e como você planejou a sua decoração particular. Ambientes com móveis minimalistas podem recorrer a um piso mais imaginativo e inovador, por exemplo.

Como falado anteriormente, o porcelanato líquido possui uma grande abrangência de utilização e sua principal característica é a possibilidade de colocar em prática a criatividade e inovação de quem opta por este tipo de cobertura. Cozinha, lavanderia e banheiro são os mais indicados para este tipo de piso por serem ambientes que ocorrem eventuais derramamentos de água ou produtos, tendo a impermeabilização do produto como seu ponto alto.

Conheça a Luminna planejados e decoração

A Luminna planejados trabalha com matéria-prima de alta qualidade e possui em sua equipe profissionais profundamente qualificados e dispostos a transformar a sua casa. De atendentes à equipe de montagem e profissionais de design de interiores, os ambientes planejados pela Luminna prezam pela eficiência, conforto e personalização.

Entre em contato conosco e garanta à sua casa toda a modernidade e inovação que você planejou e merece colocar em prática. Vamos tirar seu sonho de móveis planejados do papel, com a garantia de um atendimento de alto padrão e ligado às tendências do mercado.