Image

Vantagens de uma Casa Inteligente

O conceito de casa inteligente está cada vez mais em alta. Em outras palavras, a casa inteligente significa uma integração maior entre os dispositivos móveis, os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos de um modo geral. E isso acontece por meio de um outro conceito que também está entre os assuntos do momento: a internet das coisas. É a partir destas duas concepções que as casas e apartamentos em todo o mundo estão ficando cada vez mais automatizadas.

Só podemos aplicar o conceito de casa inteligente se pudermos entender e adquirir dispositivos que estejam conectados entre si por meio da internet. A ideia principal é a de facilitar, automatizar, integrar e comandar à distância a maioria dos utensílios e eletrodomésticos presentes na decoração de uma casa por meio de um smartphone ou computador. Demais, não é?

De aspirador de pó robotizado, lâmpadas de luz, ar-condicionado e geladeiras a freezers, cortinas, fechaduras de portas e aparelhos de som, a casa inteligente é justamente pensada para que você consiga controlar à distância coisas como acender a luz, aumentar a temperatura da geladeira ou fechar as cortinas! O avanço das tecnologias tem sido utilizado a nosso favor e nada melhor do que aplicar estas tecnologias no nosso dia a dia.

Veja a seguir a lista de 4 vantagens de se investir em uma casa inteligente e entenda quais são os principais pontos positivos da aplicação das novas tecnologias em todos os ambientes de uma residência:

Vantagens

1. Maior segurança no dia a dia

Esta, provavelmente, é uma das justificativas mais dadas quando o assunto é a automação tecnológica de casas e apartamentos. Isso porque alarmes, sensores de movimento, câmeras de monitoramento 24 horas e portas que abrem apenas com a identificação do morador fazem parte das tecnologias presentes nas casas inteligentes pelo mundo. É possível, inclusive, instalar nas entradas da residência sistemas biométricos ou de comandos de voz para aumentar a segurança do ir e vir das residências e garantir um controle total da movimentação de pessoas.

2. Mais conforto e comodidade

O uso da tecnologia nos cômodos e ambientes da residência pode ir além da segurança e automação, garantindo um maior conforto e comodidade em tarefas simples do dia a dia. É possível descer e subir prateleiras, tocar a campainha com sinais ou comando de voz, ligar e desligar luzes ou alterar a temperatura dos ambientes por voz. A tecnologia é utilizada a favor das necessidades específicas de cada morador, podendo melhorar a mobilidade e a movimentação.

3. Economia de energia inteligente

Quanto maior a tecnologia e a internet acoplada nos cômodos de uma casa, maiores são os gastos de energia, certo? Errado! Os sistemas integrados em uma residência podem interferir tanto no ligar e desligar de equipamentos, eletrodomésticos ou eletroeletrônicos que não estão em uso no momento quanto no ajuste específico de intensidade ou potência desses equipamentos. A possibilidade de alteração destes detalhes a qualquer momento do dia e em qualquer lugar dá autonomia e poder de decisão que são essenciais para a economia de energia e gastos de uma residência.

4. Maior praticidade nas tarefas diárias

Você já pensou na possibilidade de ligar o aspirador de pó robotizado e automatizado assim que sair do trabalho e encontrar a sua casa completamente aspirada antes mesmo de voltar para ela? Com a automação tecnológica das casas inteligentes isso é possível. Diversas formas de automação remota podem facilitar e dar ainda mais praticidade para as tarefas diárias de limpeza e manutenção dos equipamentos. Esquecer alguma luz acesa ou algum eletrodoméstico ligado com sua potência alta ficou no passado com as automações remotas disponíveis no mercado das casas inteligentes.

Como ter uma casa inteligente

Ter uma casa inteligente significa automatizar detalhes como as lâmpadas, as câmeras de segurança, os plugues de tomada e as fechaduras, por exemplo. É possível adquirir eletrodomésticos e eletroeletrônicos que possuem acesso à internet e aos sistemas de automação e interligar todos esses pequenos e grandes equipamentos domésticos. Feito isso, é preciso adquirir também assistentes virtuais que farão o meio de campo entre os equipamentos e o sistema de automação.

A Amazon, possui a Rotina da Alexa, a Apple possui o aplicativo Casa e o Google possui o Google Assistente por meio do aplicativo Google Home. Todos eles são exemplos de assistentes virtuais que, por comando de voz, controlam as mais diversas ações dentro de uma residência. É preciso entender quais são as suas possibilidades, necessidades e rotina diária para fazer a melhor escolha dentre as opções existentes no mercado. A dica está em realizar pesquisas aprofundadas a respeito das funcionalidades de cada sistema e o que eles permitiriam realizar na automação de cada ambiente.

Luminna Decoração

Com foco em móveis planejados e no desenvolvimento de projetos personalizados, a Luminna decoração está apta a transformar ambientes com profissionalismo, qualidade de materiais e as principais tendências de decoração do momento. Atendemos em Indaiatuba e região, focando em garantir eficiência, soluções, durabilidade e garantia em todos os projetos. São 25 anos de mercado com cores exclusivas e equipe própria de montagem.

Os móveis planejados podem conferir ainda mais praticidade, comodidade, conforto e beleza estética em diversos ambientes de uma residência. Quando pensamos em automatização e funcionalidade, incluir móveis planejados e equipamentos com acesso a internet podem fazer toda a diferença na montagem de uma casa inteligente e multifuncional.