tipos-de-gaveta-para-a-cozinha

Tipos de gaveta para a cozinha

Uma cozinha verdadeiramente funcional vai além do planejamento de prateleiras, armários, fogão e geladeira. As gavetas são consideradas por muitos designers de interiores e arquitetos como sendo essenciais para a organização e funcionalidade da cozinha e do seu cotidiano utilizando o cômodo. 

A cozinha costumava ser sinônimo de um cômodo afastado da casa em que só as pessoas que fossem participar efetivamente do preparo da alimentação frequentavam o ambiente. Há décadas esta história mudou de figura, colocando a cozinha como um local de confraternização e totalmente integrado com os outros ambientes da casa como a sala de estar e de jantar.

Junto com toda essa mudança de cultura ao redor da utilização deste cômodo, a decoração consequentemente se tornou cada vez mais importante e participativa no conjunto da casa. Quando pensamos em decoração para a cozinha, alguns itens tendem a se sobrepor a outros, mas, na realidade, os detalhes são tão significativos quanto. Pois é, estamos falando sobre as gavetas.

Elas são as grandes (se não as principais) responsáveis pela organização e interferência no nosso modo de cozinhar. E não é só a respeito dos talheres e panos de pratos que devemos ter em mente na hora de escolher os tipos de gaveta para a cozinha. 

É possível adaptar as gavetas para colocar fruteiras, panelas, talheres, formas, temperos e pratos. Com inúmeras opções de tamanho, profundidade, formatos e materiais, as gavetas planejadas são a chave para uma cozinha funcional e totalmente organizada.

Separamos algumas dicas e possibilidades para que você possa ter ideias que sejam personalizadas para as suas necessidades diárias e espaço disponível. Acompanhe com a gente:

Fruteira embutida

As fruteiras embutidas podem contribuir demais para a estética e decoração da sua cozinha. Espaços que cabem cestos de frutas e verduras dão uma aparência de funcionalidade e decoração que vale a pena ser considerado na hora de planejar seu ambiente. 

Com a possibilidade de misturar texturas e matérias, as fruteiras embutidas combinam com qualquer tipo de cor escolhida para a sua cozinha e, além de tudo, protegem os alimentos que não precisam ficar dentro da geladeira de maneira prática e bonita. Compor a decoração com cestos artesanais, de vime ou fibra natural é uma grande tendência nas cozinhas planejadas, trazendo um aspecto mais aconchegante e natural.

Lixo embutido

Parte essencial de toda e qualquer cozinha, mas que não necessariamente todos querem deixar à mostra, o lixo que fica no ambiente precisa estar perto e, ao mesmo tempo, separado da parte de preparação dos alimentos. 

Embuti-lo na sua cozinha planejada pode ser a solução dos seus problemas. Ficando fora da visão das pessoas que estão visitando e ainda assim no alcance das mãos quando você estiver cozinhando, a dica é colocá-lo próximo ao seu fogão e região específica de preparação dos alimentos.

Organizadores de gaveta

As conhecidas divisórias para talheres e acessórios de cozinha que precisam estar muito bem posicionados no planejamento do resto do ambiente, é a marca de uma cozinha funcional e organizada. 

Você sabia que existe a possibilidade dessas divisórias serem fixas e já serem colocadas na própria construção das gavetas? Pois é! Esta opção é ótima para a higienização, distribuição e arrumação das gavetas e dos utensílios que você selecionou para guardar ali. Ah, e tenha em mente de colocar apenas o necessário, ok? A correria do cotidiano pode incentivar uma bagunça desnecessária nas gavetas.

Grandes gavetas para bancada

Já entendemos que tudo é possível quando se diz respeito às cozinhas planejadas, não é? Um detalhe importante de ser lembrado é o da altura tanto das gavetas quanto dos utensílios que você vai selecionar para cada uma delas. É preciso pensar bastante na disposição e praticidade para o seu dia a dia. 

É possível desenvolver pequenas divisórias para armazenar os pratos de pé ou gavetas profundas para colocados empilhados. Você pretende colocar os copos e panelas também? Leve em consideração o espaço disponível para a sua bancada, procurando planejar gavetas de mais de um tamanho e profundidade para uma maior funcionalidade e possibilidades futuras.

Porta Tempero

Provavelmente os temperos são os utensílios mais usados quando cozinhamos. São muitas alturas, tipos, modos de armazenamento e modelos que precisam ser levados em consideração na hora de escolher o espaço para guardá-los. 

Gavetas personalizadas são uma ótima saída já que são fáceis de se tornarem acessíveis e quando abertas na totalidade conseguem te dar um panorama completo da quantidade e dos tipos de temperos disponíveis para os alimentos. Uma outra opção é deixá-los à mostra, com prateleiras e suportes personalizados para tal.

Gaveta para quina

Assim como em todos os cômodos da casa, as quinas são as regiões mais difíceis de se tornar funcional e integrada no ambiente. Cozinhas planejadas possuem opções excelentes para a utilização desses espaços quase inutilizados. Pense na possibilidade de embutir suporte para os panos de prato e temperos, por exemplo, utensílios que precisam estão ao alcance das mãos, mas que não necessariamente têm que ficar à vista a todo tempo.

Planeje a sua cozinha

A Lummina Decoração conta com profissionais treinados e atualizados em todas as tendências de design, planejamento e montagem de móveis para a sua casa. Uma cozinha planejada pode se tornar o coração da sua casa e proporcionais momentos incríveis. Entre em contato conosco, será um prazer ajudar a construir e mobiliar ambientes específicos para a sua personalidade e estilo de vida.