Tendência de decoração de interiores 2022

Luminna PlanejadosNovidadesComentar

Descubra quais são as principais tendências de decoração para interiores nos próximos anos

A decoração é um ramo que abrange diversos outros pequenos assuntos. Decorar é, basicamente, compor ambientes internos e externos com o que há de tendência, novidade e qualidade no mercado. A decoração de um ambiente se relaciona às cores, materiais, formas, objetos, móveis e configuração de cômodos. Com isso, a cada ano, existem modificações no que é considerado a próxima orientação do mercado de design de interiores.

Para conseguir seguir as tendências é importante estar sempre atento às revistas, perfis online, estudos e grandes empresas do ramo. A Pantone é um exemplo muito utilizado pela indústria de tendências relacionadas às cores para a decoração de interiores. Estar sempre ligado às novidades pode te dar insights valiosos de decoração, fazendo com que os ambientes da sua residência sejam sempre renovados e atualizados com o tempo.

Separamos a seguir as principais tendências de decoração para interiores de 2022 e para os próximos anos. Acompanhe com a gente:

Bem-estar

Em um estudo de tendências de decoração realizado pela Vogue demonstrou que a forte orientação do design para ambientes que remetem ao minimalismo agora tende a acompanhar o que a empresa chamou de “estética do conforto”. Neste tipo de decoração, o foco está em trazer aos cômodos um aspecto de tranquilidade, calmaria, conforto e aconchego.

A ideia é criar ambientes residenciais que expressem aos visitantes e moradores toda a segurança, comodidade e acolhimento que uma residência tende a representar. Aposte na combinação de estilos e no contraste entre cores mais vibrantes e aconchegantes com formas redondas e mais vivas.

Retrô

A pandemia e a necessidade de ficarmos em casa por longos períodos de tempo fizeram com que as tendências de decoração fugissem do que era esperado no período pré-pandemia. Nestes últimos meses, tivemos que lembrar da importância e a função social que se configura um lar. Nestes períodos, nada é mais comum do que voltarmos um pouco ao passado e em como as casas costumavam se configurar nestes tempos antecessores.

A decoração retrô foca seus esforços na construção de uma memória afetiva, de histórias vividas pelo morador e pelos seus desejos futuros e presentes. Este tipo de decoração busca inspirações em tempos passados relacionadas não só aos objetos em si, mas em cores, funcionalidades e configurações do ambiente.

Natureza e elementos naturais

Também considerado um dos desdobramentos sociais da pandemia do coronavírus, as pessoas e os mercados incluíram em suas preocupações diárias o meio ambiente. Com isso, houve um aumento da necessidade das pessoas em sentir-se próximo à natureza e a tendência é que essa necessidade não seja esquecida nos próximos anos.

Apostar em móveis com elementos naturais como a madeira, investir no aumento da luz natural como o sol e valorizar materiais que remetem à natureza são uma ótima dica para quem deseja apostar neste tipo de decoração para os ambientes internos. Procure incluir cores como o marrom, bege, off white e amarelo nos objetos ou nas paredes, sendo uma saída acessível e fácil de ser realizada.

Dourado

Em muitas previsões, o dourado aparece como uma peça chave para os próximos projetos decorativos. A cor pode aparecer tanto nos objetos que compõem a decoração como na decoração em si, optando por móveis principais que remetem à cor. Dourado sempre foi sinônimo de sucesso pessoal, realizações financeiras e elegância, o que tende a se valorizar nos próximos anos.

Falamos da grande influência da Pantone no início deste conteúdo, não é? Pois bem! Em 2021, a marca divulgou que o amarelo e o cinza seriam as cores do ano. Este estudo inspirou e serviu como referência para diversos profissionais do ramo que criaram projetos de design de interiores com este foco e que, por consequência, também influenciaram pessoas que estão ligadas ao tema.

Coisas multifuncionais

A multifuncionalidade dos ambientes sempre esteve em voga para os projetos de decoração de interiores. Contudo, o home office, por exemplo, tão estimulado nos últimos anos pela pandemia fez com que os ambientes de uma casa ou apartamentos precisassem ser ainda mais híbridos e multifuncionais.

Móveis retráteis, funcionalidade, otimização e aproveitamento de espaços são as palavras de ordem em cômodos multifuncionais. Busque por referências online, por projetos já criados e por inspirações que foquem no desenvolvimento de ambientes que possam ser um quarto ou uma sala que se transformem em um escritório caseiro.

Minimalismo

Como dito no início do conteúdo, o minimalismo sempre esteve presente nas tendências de decoração da contemporaneidade. Relacionado à simplicidade, às cores neutras e à ideia de que menos é mais, o minimalismo na decoração foca no equilíbrio entre móveis e objetos que sejam essenciais para o funcionamento do cômodo e, ao mesmo tempo, não recarregue o ambiente com muita informação visual.

Aposte no branco, preto e cinza como cores principais e apenas pequenos objetos com cores mais chamativas para serem o foco da decoração. Opte por móveis baixos e que façam com que a sala ou o quarto pareçam maiores. Quanto menos mobiliário mais perto você estará de um ambiente minimalista.

Rústico

A decoração rústica tem tudo a ver com a aproximação da natureza e a tendência do conforto que falamos em outro momento. A novidade na decoração rústica, contudo, está na mistura entre o que é considerado rústico e moderno em um mesmo ambiente e, muitas vezes, em um mesmo móvel!

Este tipo de combinação confere ao ambiente uma atmosfera mais elegante, misteriosa e confortável. Aposte em cores chamativas que combinem com os tons de madeira, na combinação entre vidros e materiais rústicos e priorize o conforto e a versatilidade do ambiente. Este tipo de decoração é ótimo para fazer com que sua casa seja charmosa e estilosa ao mesmo tempo.

Decore com a Luminna Planejados!

As tendências e estilos de decoração variam de tempos em tempos e a Luminna DPlanejados está em dia com todos os estilos, inclinações do mercado e os rumos dos arquitetos, designers de interiores e profissionais do ramo. Com isso, a Luminna Planejados pode transformar ambientes externos e internos com toda a personalidade e funcionalidade desejadas pelo cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.