Saiba o que é e como montar uma cozinha estilo europeu

Luminna PlanejadosNovidadesComentar

Essa arquitetura da Europa acaba sendo uma excelente inspiração e você certamente sabe disso. O estilo decorativo seguindo o modelo europeu pode ter ares provençais, como casas de inspiração francesa ou escandinava. Mas você sabia que o estilo europeu está cada vez mais em alta?

Analisando vários os ambientes, também é possível alcançar o estilo de decoração da cozinha europeia, baseado no estilo de decoração escandinavo. Isto é verdade! Conseguir uma cozinha de estilo europeu é muito possível. Conheça agora as dicas que elaboramos especialmente para você elaborar a sua cozinha de estilo europeu e arrasar nesse tipo de decoração.

Quando surgiu o estilo europeu na decoração?

A decoração de estilo europeu remonta ao século XX, precisamente na área nórdica, na Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia. Cresceu em relação ao artesanato das regiões, que é forte, e o clima costuma ser mais escuro, aproveitando a luz o máximo possível.

O que caracteriza uma cozinha desse estilo?

Como já foi dito, o estilo europeu pode ter ares provençais, com reminiscências parisienses e uma atmosfera mais romântica, com arabescos, bem como flores e outros elementos.

Mas o presente artigo tem foco nessa tendência crescente, a decoração europeu-escandinava, que dá um tom completamente diferente à decoração provençal.

Para conhecer e saber como combinar sua cozinha europeia e escandinava, você precisa aprender mais sobre esses recursos estilísticos. Existem alguns pontos especiais que podem fazer toda a diferença e podem igualmente transformar sua cozinha.

O estilo europeu se caracteriza pelas cores de fundo mais neutras de bege, branco e cinza. Mantenha-o limpo e simples no ambiente. Desta forma, a cozinha de estilo europeu não se apega à roupagem clean, mas concentra-se na função.

Outro ponto igualmente importante do estilo europeu consiste na utilização de elementos rústicos e mais velhos, envelhecidos, bem do nórdico. Vale mencionar que o estilo europeu traz muita luz natural, que pode ter uso na decoração das casas brasileiras, pois aqui temos muito sol.

A utilização da madeira é igualmente central na decoração europeia. Também acaba sendo comum ter tecidos específicos, tecidos mais densos como a lã, pois o clima na Europa é bem mais fresco ou gélido.

Estas são algumas das particularidades que integram parte das cozinhas europeias e agora você já pode dar início a organização do seu espaço com estas tendências em mente.

Como montar uma cozinha estilo europeu?

Entretanto, como organizar uma cozinha europeia estando no Brasil? É fácil. Detalhamos dicas que irão te ajudar a renovar sua cozinha como sempre sonhou. Veja essas dicas:

Use móveis de base neutra

Uma das primeiras dicas acaba sendo a de apostar em móveis em cores neutras e calmas. Isso porque tais cores auxiliam a deixar o ambiente claro.

Para a Escandinávia, foi uma maneira de atenuar o tom escurecido causado pelo clima gélido. Mas no caso do Brasil, por exemplo, sabemos que o sol acaba sendo bem forte e móveis muito claros podem incomodar os olhos. Por isso, adapte-se às realidades da área e à localização de sua cozinha. Aposte em cores como o bege e o cinza claro.

Tipos de móveis

Em uma cozinha europeia, aposte nos móveis certos. Aparadores e puxadores com ar rústico acabam sendo perfeitos. Interior com portas feitas em vidro também é uma boa ideia. Além disso, uma bancada é essencial nesse tipo de decoração. A superfície de sua pia pode se estender o suficiente para facilitar o uso.

A dica acaba sendo a aposta em móveis pensados para atender às expectativas. Com a disposição dos móveis você escolhe cada pequeno detalhe, desde as tampas de correr até os puxadores das gavetas, que deixarão a cozinha mais personalizada ao estilo europeu, assim como você pensou. Vale destacar que o mobiliário é pensado para contribuir com a maior função do ambiente, que é o objetivo desta decoração.

Ilumine

Permita que o seu ambiente tenha um conceito aberto, mais aberto. Caso seja possível, dê preferência a luz natural, mas se isso não for possível, escolha uma luz branca forte, evitando sombras. As lâmpadas são perfeitas nessa decoração, todavia você deve ficar atento ao seu tamanho para não interferir no dia a dia.

Use plantas

Plantas são combinadas e decoradas em muitos estilos diferentes. Além de embelezar o ambiente, também contribui para a melhoria da qualidade de vida. De fato, elas promovem a melhor circulação do ar, ajudam a reduzir os níveis de estresse e também de ansiedade, além de fornecer boas energias no espaço.

Combine matéria-prima

Uma ideia boa para adotar uma cozinha de estilo europeu é investir em uma combinação de vidro, aço e madeira. Assim você obterá um retorno mais aproximado de uma cozinha em modelo escandinavo, por exemplo, com destaque para os materiais utilizados e sua funcionalidade. A cozinha de estilo europeu contém uma característica de espaço muito original. Então, caso seja algo possível, aproveite bem o espaço e deixe espaço livre para a boa mobilidade.

Escolha revestimento em pedras e madeira

No estilo europeu a cozinha é o local onde as famílias mais tomam o pequeno-almoço e socializam. Essa acaba sendo dessa forma uma boa dica para promover qualidade de vida na sua casa.

Na Europa, como o clima é muito frio e para evitar o resfriamento ou queda da temperatura, também é investido no revestimento de pedra. Então você pode aproveitar para investir em pisos e paredes a partir deste material, pois proporciona conforto térmico e igualmente estético.

Conheça a Luminna Planejados

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Entre em contato com a nossa equipe! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.