porque a escala pantone e importante

Porque a Escala Pantone é importante na decoração de ambientes?

A Pantone é, na verdade, uma empresa fundada nos Estados Unidos em 1962. Muitos imaginam ser uma marca de tintas ou cores ocasionais e organizadas de maneira harmônica, mas não. O PMS (Pantone Matching System) Escala de Cores Pantone, em português, é um sistema de cores que serve como base para incontáveis áreas como a das artes, moda, têxtil, gráficas, design e até desenvolvimentos de produtos.

Outras escalas como a CMYK e a RGB são padrões de impressão e configuração de cores no ambiente online, enquanto o sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos que criam novas tonalidades, cores e pigmentos. Este sistema permite, inclusive, que cores metálicas e fluorescentes sejam impressas assim como as cores mates que estamos acostumados. Demais, não é?

O que é Escala Pantone?

Originária de New Jersey, a Pantone Inc. está há mais de quarenta anos no mercado de coloração com altos padrões de regularidade e produção. O primeiro diferencial das produções Pantone é a sua maneira de nomear suas criações. Diferentemente de outras escalas, esta utiliza-se de números para dar nome às cores, uma maneira de cancelar a subjetividade e a diferença de conceituação de palavras em todo o mundo e trazer um modo padrão de nomenclaturas. A escala Pantone ajuda as impressões a saírem com uma cor pura e sem variação de tons, tornando suas criações acessíveis a todos os profissionais e pessoas que desejam utilizá-las.

Qual a cor do ano de 2021?

As cores de 2021 são PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e PANTONE 13-0647 Illuminating. Esta seleção dupla é bastante incomum, tendo acontecido apenas duas vezes desde o início das escolhas de cores anuais. A primeira vez que duas cores foram escolhidas foi para a representação de 2016, com um tom rosado e um outro azulado. A vice-presidente da marca, Laurie Pressman, justificou a escolha diferente afirmando que: “nenhuma cor individual poderia transmitir o significado deste momento. Todos percebemos que não podemos continuar sozinhos, e temos uma melhor compreensão de como precisamos uns dos outros, de suporte emocional e de esperança”. Por isso a decisão de escolher “duas cores independentes que se complementam”.

O tom de cinza representado pelo Ultimate Gray faz uma referência clara ao momento de apreensão vivido em 2020 e a necessidade de força e dedicação para o próximo ano. Já o tom amarelo incorporado pelo Illuminating reforça a primordialidade da esperança, força e positividade para 2021. Esta união de tonalidades faz com que se transmita uma ideia de positividade sustentada pela força e pela moral. Inspirando a regeneração, a sabedoria, a intuição e a inovação, o objetivo das escolhas foi o de demonstrar visualmente um desejo ensolarado e amigável para a construção deste novo ciclo.

Como aplicar a cor do ano na decoração de ambientes?

Nas paredes

As cores escolhidas como cor do ano da escala Pantone podem parecer bastante diferentes uma da outra, mas na decoração, pinturas e móveis são muito simples de serem combinadas. Isso porque o amarelo e o cinza trazem equilíbrio e iluminação a um ambiente específico. Nas paredes, por exemplo, é possível incluir a tonalidade de cinza em uma determinada parede ou, até mesmo, no teto! O cinza é mais recomendado para ser a cor-base do ambiente, enquanto o amarelo representa pontos de destaque nos móveis e objetos decorativos. Por ser neutro e fácil de combinar com as outras coisas já existentes nos cômodos da casa, a dica é iniciar com o Ultimate Gray e adicionar o Illuminating de maneira mais específica.

Nos móveis planejados

É comum que móveis planejados tomem grande parte dos cômodos. Por muitas vezes o planejamento acontece em todos os armários da cozinha, o guarda-roupa e a cama dos quartos ou, talvez, a estante principal da sala. Com isso em mente, procure utilizar a mesma linha de raciocínio das paredes no tópico anterior: dê preferência ao cinza. Considere misturá-lo com outras cores igualmente sóbrias e neutras como o branco ou o preto. Com isso, você libera o amarelo para o resto das possibilidades e pode criar composições com maior liberdade e inovação. Utilize a cor do ano da escala Pantone na decoração de ambientes sempre tentando estimular a sua própria personalidade e utilizá-la a seu favor.

Nos objetos de decoração

Chegou a hora do Illuminating! O amarelo é um ponto de referência que se encaixa perfeitamente com qualquer tonalidade mais neutra. Procure os principais itens de decoração que serão tendência no ano, substitua alguns pontos da sua decoração e invista em pequenos detalhes que fazem toda a diferença como, por exemplo, vasos de planta, luminárias, nichos de parede e cadeiras. Aproveite para dar uma renovada nos seus cômodos, troque a decoração e sofistique o aspecto geral da sua casa. Ano novo, vida nova (e decoração nova também!). As cores transmitem sensações e energia, despertando psicologicamente emoções particulares, aposte em ambientes que talvez você não mexeria como a cozinha e o banheiro.

A Luminna planejadosSempre atenta às tendências, a Luminna planejados trabalha com matéria-prima de alta qualidade e possui em sua equipe profissionais profundamente qualificados e dispostos a transformar a sua casa. De atendentes à equipe de montagem e profissionais de design de interiores, os ambientes planejados pela Luminna prezam pela eficiência, conforto e personalização. Entre em contato conosco e venha nos visitar! Vamos tirar seu sonho de móveis planejados do papel, com a garantia de um atendimento de alto padrão.