Image

O que é Quarto Montessoriano e como decorá-lo?

O estilo de decoração do quarto montessoriano tem ganhado bastante destaque nos últimos tempos, isso porque ele prioriza a maior autonomia para os pequenos. O objetivo desse tipo de quarto é ampliar as experiências das crianças em seus quartos tornando o ambiente mais confortável e também acolhedor.

Que tal apostar nessa ideia e redecorar o quarto das crianças? De quebra você estará contribuindo para o processo de formação e desenvolvimento deles, fortalecendo sua autonomia. Pensando em te ajudar nesse processo, nós da Luminna Planejados ajudamos você a montar um quarto montessoriano para o seu filho.

Esse estilo tem como objetivo transformar a maneira como a criança se relaciona com o seu ambiente, objetos e brinquedos que são dispostos de maneira favorável para a criança e sobretudo, ao seu alcance. Isso muda a maneira como os pequenos vivenciam o seu quarto.

Como montar uma decoração montessoriana

Para montar a decoração do quarto no estilo montessoriano é preciso ter em mente sobretudo a autonomia da criança, isso porque a cama é um pouco mais baixa do que o tradicional e proporciona à criança maior liberdade que pode tanto se deitar quanto levantar sozinha, quando quiser.

Os brinquedos também devem estar a altura da criança, para que ela possa pegá-los quando quiser. Mas a ideia não é deixar todos os brinquedos sempre disponíveis, uma vez que isso pode causar agitação na criança.

O ideal nesse caso é que os pais realizem um revezamento no qual deixem alguns brinquedos disponíveis para a criança enquanto outros não estão no cômodo. Os brinquedos disponíveis e acessíveis a criança devem ser condizentes com a sua respectiva idade.

Outra dica importante para a decoração do quarto montessoriano é ir variando os tecidos utilizados para o tapete da criança, ou mesmo criar um modelo com diferentes tipos de tecido. Um simples tapete feito com diferentes tecidos pode proporcionar à criança inúmeras sensações estimuladas pelos seus sentidos, o que invariavelmente vai colaborar ainda mais para o seu desenvolvimento.

Mais segurança com o quarto infantil montessoriano

Com móveis e objetos ao alcance das crianças, uma das principais dúvidas dos pais é quanto a segurança desse tipo de quarto. Para torná-lo ainda mais seguro, veja algumas dicas abaixo:

  1. Evite móveis com quinas: estes móveis não são indicados para compor um quarto nesse estilo e podem acarretar em acidentes.
  2. Não utilize quadros com vidro: quadros com vidro não devem compor a decoração de um quarto nesse estilo. O mais indicado são modelos com acrílico ou placas decorativas de madeira. São mais seguros para que a criança possa mexer.
  3. Fixe os objetos e quadros na parede com fita dupla face: há modelos para os mais diferentes pesos e tamanho, o que permite a aplicação de diferentes artigos na parede sem o uso de pregos.
  4. Móveis instáveis merecem atenção redobrada: o mais recomendado é que móveis instáveis, que podem vir a tombar não estejam no quarto, eles merecem atenção.
  5. Proteja as tomadas: elas devem estar fora do alcance dos pequenos.

Móveis para quarto montessoriano

Os móveis que fazem parte de um quarto montessoriano devem ter uma altura que permita que a criança possa alcançar. Como protagonista do quarto infantil, a criança precisa ter autonomia e a altura dos móveis faz toda a diferença.

Um exemplo claro consiste nas camas montessorianas, elas permitem que as crianças deitem e se levantem quando quiserem, sozinhas. Da mesma forma, a cômoda montessoriana assegura que a criança conseguirá escolher as roupas que deseja utilizar.

Dessa forma, para a montagem de um quarto nesse estilo, é preciso atenção redobrada quanto a altura da criança que reside ali, os móveis devem ser proporcionais.

Móveis muito grandes, ou de tamanho tradicional podem gerar na criança a sensação de ansiedade e igualmente de impotência e vulnerabilidade estando em seu próprio quarto. Isso ocorre porque a criança não tem autonomia e depende de um adulto para tudo.

Preparação para o quarto montessoriano

Por via de regra há alguns elementos do estilo montessoriano que são fundamentais para que o quarto consiga atender aos seus objetivos.

Por exemplo, para que funcione, o método precisa ser plenamente compreendido pelos pais de modo que estes estimulem a criança. Isso somente será possível a partir do momento que os pais conhecem sobretudo a função desse tipo de quarto.

A partir disso eles poderão contribuir significativamente para o desenvolvimento da autonomia dos pequenos, assim eles perceberão positivamente os benefícios de se engajar com o desenvolvimento do filho.

É fundamental que os pais que desejam adotar o método tenham em mente que esse consiste em um método desenvolvido no século XX que tem como objetivo favorecer a experiência da criança através da liberdade exploratória. A interação com o ambiente deve ocorrer de maneira segura, o que estimulará o seu crescimento, autonomia e desenvolvimento.

Conheça a Luminna Planejados

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Além disso, os móveis planejados possuem o design e a durabilidade de materiais 100% MDF com cores exclusivas de móveis e vidros.