Image

Mesa de Natal: dicas de organização para montar o ambiente perfeito

O Natal é uma das comemorações mais esperadas do ano inteiro porque é a oportunidade para reunir a família e amigos enquanto todos relaxam e esperam a chegada do réveillon. Por isso, é preciso estar sempre preparado para montar a mesa perfeita, afinal, o momento da ceia junta todos em um momento de união e agradecimento.

É comum ficar confuso e em dúvida sobre as melhores combinações. Para te ajudar, separamos uma lista com várias dicas incríveis que vão te guiar na montagem, desde a parte principal até os mínimos detalhes.

Dicas para montar sua mesa de Natal

O anfitrião tem uma tarefa difícil: organizar o espaço perfeito para que combine com toda a comida feita e reflita o clima natalino em cada aspecto.

A seguir, saiba como montar a mesa de Natal perfeita em cada aspecto.

Escolha das toalhas

Esta é uma das escolhas mais importantes, afinal, é ela que ocupa boa parte da mesa e chama a atenção dos convidados de imediato. Você pode optar por seguir a linha mais tradicional, com foco em vermelho, verde e/ou dourado, mas também pode ser uma oportunidade para ousar! Quem sabe uma estampa ou cores pastéis para fugir do óbvio?

Definição dos lugares

Calcule bem quantas pessoas estarão presentes à mesa e lembre-se de posicionar cada prato com um bom espaçamento, em torno de 30 cm, para que todos possam comer sem incômodos. Uma dica extra é adicionar marcadores personalizados para cada um, tornando a experiência mais pessoal.

Além disso, não esqueça de pensar na personalidade dos convidados. A conversa flui melhor quando as pessoas estão próximas a seus amigos e isso é essencial para que a reunião seja perfeita.

Louças e acessórios

Assim como as toalhas, toda a louça escolhida e os acessórios, como o sousplat, devem ser pensados como um todo: cores, formas e detalhes devem estar coesos entre si para proporcionar uma experiência linear para todos.

Na hora da organização, não esqueça o básico: facas e colheres de sopa ficam do lado direito, enquanto os garfos ficam no lado esquerdo e os talheres de sobremesa logo acima do prato.

Taças

É essencial aliar elegância e praticidade quando falamos sobre a disposição das taças.

A taça de água deve ficar mais próxima ao prato, sendo acompanhada do modelo de vinho tinto e de vinho branco, todas dispostas de forma sequencial. Já a taça para o champanhe deve ser posicionada atrás de todas as outras.

Detalhes

A finalização da mesa deve ser o guardanapo. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso investir no modelo de tecido para trazer elegância ao ambiente. A própria versão de papel, quando feita em dobraduras, é perfeita caso combine com a organização da mesa.

O guardanapo também é muito prático em relação à disposição, podendo ser colocado tanto no esquerdo do prato ou até mesmo na parte de cima.

Dicas para o centro de mesa

O centro da mesa é o local para onde os olhares dos convidados são atraídos. Por isso, é preciso pensar em uma decoração leve e elegante, afinal, algo muito elaborado pode atrapalhar a alimentação e até mesmo a conversa entre as pessoas.

Investir em um toque minimalista quando falamos do centro da mesa é a melhor opção.

Coloque velas

O Natal tem tudo a ver com luzes, então nada mais justo do que usar velas em sua decoração. Elas dão um toque todo sensível ao ambiente, a combinação perfeita para o clima de fim de ano.

Na hora da organização, você pode dispor as velas em candelabros ou castiçais, caso sejam acessíveis, ou até mesmo pequenas lanternas. Caso queira algo ainda mais intimista e que combine com a sua proposta de mesa de forma mais específica, recomendamos envolvê-las em fitas. Elas são mais diversas e dão margem para combinar com os outros elementos escolhidos para compor a sua noite de Natal.

Decoração da árvore de Natal

Lembra quando falamos sobre criar um ambiente coeso? Isso significa que alguns detalhes da sua árvore de Natal, por exemplo, podem ser estendidos diretamente para a mesa, criando uma conexão entre as diferentes partes.

Uma dica é usar um cordão de luz sobre uma parte da mesa ou até mesmo trazer algumas bolas da árvore, que são indispensáveis em uma comemoração natalina, organizadas em um suporte charmoso. Lembre-se de posicioná-los em um espaço estratégico para que não atrapalhe nenhum dos convidados.

Flores na mesa

Flores remetem à natureza, tranquilidade e leveza, sentimentos que têm tudo a ver com o Natal e todo o período de fim de ano. Por isso, elas são perfeitas para a sua mesa!

Na hora do planejamento, entra de novo a questão das cores: você pode optar por opções famosas, como verde, vermelho e dourado, ou solicitar arranjos com combinações modernas que tenham a ver com o ambiente e seus convidados.

Quando partir para a prática, você pode optar pelo auxílio de vasos, suportes e até mesmo cachepôs! Tudo para criar uma experiência única em todos os detalhes para quem está por perto para celebrar a vida.

Conheça a Luminna ambientes planejados

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Além disso, os móveis planejados possuem o design e a durabilidade de materiais 100% MDF com cores exclusivas de móveis e vidros.