Image

Madeirados na decoração

Conheça os principais destaques dos madeirados na decoração de diversos ambientes

Os móveis madeirados estão cada vez mais presentes nas listas de tendências de decoração. Classificados como tendo um grande potencial de elegância, conforto, flexibilidade, aconchego e leveza, este tipo de estilo têm tido destaque no setor. A madeira é um elemento natural que pode ser encaixado na decoração de todos os ambientes da casa, sejam eles pequenos ou grandes, externos ou internos. É possível conferir estilo, personalidade e toques criativos, sendo adaptável a qualquer gosto.

A utilização de elementos naturais não é atual, tendo anos de história na decoração de ambientes e sendo repaginada de tempos em tempos. Considerados clássicos atemporais, móveis, objetos de decoração, pisos, janelas, portas e revestimentos possuem um alto nível de desempenho e elegância, valorizando a beleza natural dos ambientes e sendo os queridinhos de arquitetos, designers e artistas.

Separamos algumas das dicas mais importantes de como colocar em prática este tipo de decoração, qual é a madeira ideal para cada tipo de ambiente e os principais motivos para apostar em madeirados na decoração. Acompanhe com a gente a seguir:

Como fazer

As escolhas de decoração vão além de apenas preferências e decisões. São estas escolhas que transformam uma construção em um lar propriamente dito, conferindo a personalidade do seu morador e dando indícios de como funciona a sua rotina diária e seus gostos pessoais. É sempre muito relevante manter estes detalhes em mente para que haja uma harmonia entre os ambientes e as pessoas que moram ali. Por ter uma base de extrema versatilidade, madeiras podem ser incluídas do teto ao chão, da sala ao banheiro, dos móveis aos objetos.

É preciso entender as suas possibilidades de investimento, qual a madeira ideal para cada ambiente da casa ou apartamento e perceber se sua rotina precisa de mais conforto, praticidade, sofisticação e funcionalidade. Sendo possível conferir, também, todos esses itens da lista. Por estes motivos é sempre indicado que haja a análise e a interferência de empresas ou profissionais especializados neste tipo de decoração, ok?

Madeira ideal para cada ambiente

Não é apenas uma questão de estética que cada ambiente possui uma indicação de madeira ideal. Estes detalhes podem interferir em diversos aspectos importantes como, por exemplo, a duração dos móveis, o tempo de qualidade da madeira e a sua resistência. É importante que sejam considerados detalhes como se a madeira será colocada no lado externo ou interno, se o ambiente é úmido ou seco e se a casa está localizada na cidade, no campo ou na praia. Além disso, é preciso saber se a madeira será estrutural, decorativa ou parte dos móveis da casa.

  1. Ambientes externos: a dica aqui está em optar por madeiras que sejam mais resistentes e prestar bastante atenção no acabamento conferido a todas elas. O verniz naval é indispensável para aguentar chuvas ou água de piscina, sendo necessária a manutenção da aplicação a cada dois anos.
  2. Ambientes internos: os cuidados necessários para madeiras que serão colocadas em ambientes internos são menores e mais tranquilos de serem colocados em prática. O mais importante aqui é saber se a madeira ficará em ambientes como a cozinha e o banheiro, que são mais úmidos e quentes, ou na sala e nos quartos, que são lugares da casa que ficam longe de interferências externas e ações como a água e o calor.

Motivos para fazer

Que os madeirados na decoração são uma forte tendência já não há dúvidas. Como falamos no início deste conteúdo, o fato de ser uma tendência com o aval de diversos arquitetos e designers de interiores, este tipo de decoração que possui a madeira como seu ponto principal é um dos grandes motivos pela crescente escolha dos madeirados para ambientes interiores e exteriores. Além disso, podemos considerar como grandes motivações para esta escolha o aconchego que a madeira confere nos ambientes, transformando-os em confortáveis e com temperatura agradável.

Outras questões são muito faladas quando o assunto é madeira na decoração. A possibilidade de realizar um design totalmente personalizado, a grande tendência do mercado em optar por itens que foquem na sustentabilidade e originalidade e o grande nível de resistência do material, podendo ser utilizado como mesa, estante ou prateleiras. Veja a seguir a lista de motivos e características da madeira que farão a diferença na hora de decorar os ambientes da sua casa:

  • Versatilidade
  • Conforto
  • Durabilidade
  • Resistência
  • Sustentabilidade
  • Elegância
  • Fácil manutenção
  • Estética moderna e agradável
  • Memória e ancestralidade
  • Design contemporâneo

Conheça a Luminna Decoração

Ligada nas últimas tendências do mundo do design de interiores e com uma equipe preparada para tirar seus planos do papel, a Luminna Decoração pode transformar a sua casa em espaços com personalidade e funcionalidade. São 25 anos de experiência que fazem a diferença quando o assunto é serviço de qualidade e profissionalismo. Entre em contato conosco e marque uma conversa com nossa equipe, estamos prontos para fazer parte dos ambientes da sua casa e te ajudar a criar cômodos incríveis.