Image

Estilos de decoração

Descubra os estilos de decoração e o que cada um pode significar na decoração dos ambientes

Estilos de decoração são responsáveis por trazer personalidade, estilo e identidade visual para um ambiente. Criar essa harmonia é muito mais fácil quando se escolhe uma escola de decoração, aplicando todas as suas características e peculiaridades nos móveis, objetos, cores e materiais do espaço. Quanto maior for o entendimento sobre o estilo de decoração e o que ele transmite, mais fácil será para identificar o que mais combina com a sua personalidade.

Nem sempre uma casa ou apartamento opta por apenas um estilo, sendo importante conseguir combinar mais de um entre si. Por mais que estilos decorativos tenham cada um a sua marca visual registrada, com o tempo as nuances dos estilos vão mudando. Estas mudanças são consideradas como tendências. Detalhes específicos que ganham novos formatos, utilidades e cores, fazendo com que os profissionais do ramo tenham que se atualizar e manter a inovação.

Separamos algumas das principais informações dos estilos de decoração que são tendência no design de interiores e na arquitetura. Acompanhe com a gente a seguir:

Minimalista

O estilo minimalista é conhecido por sua leveza e pela famosa premissa de que menos é mais. Desenvolvido pela cultura japonesa, o estilo minimalista foca na simplicidade e na ideia de que a decoração de um ambiente é feita apenas pelo que é considerado essencial para a sua funcionalidade. Além disso, as cores deste tipo de estilo são claras, com tons neutros e focando na iluminação natural dos ambientes.

Industrial

O estilo de decoração industrial é marcado por tubulações aparentes, metal, vigas expostas e preferências pelo concreto e madeira na estruturação dos ambientes. Este tipo de escolha faz com que o espaço se relacione com o urbano, com armazéns e galpões das cidades. Luminárias expostas com fios, cimento queimado, tijolos à vista e pé direito alto são os pontos altos do estilo industrial. Opte por cores sóbrias e sóbrias como o marrom, o branco e o cinza.

Escandinava

Considerado um dos estilos mais atemporais, o estilo escandinavo foi desenvolvido há séculos pelos países nórdicos e guiado pela simplicidade da vida desses países. A natureza é a base deste tipo de decoração, explorando a madeira e a lã nos objetos de decoração e estofados. O estilo escandinavo é confortável, aconchegante e quente, apesar de predominar os tons claros como o branco e combiná-los com tons terrosos e naturais como o marrom e o verde. Aposte em tapetes, almofadas, lâmpadas amarelas e muita madeira.

Campestre

Parecido com o estilo escandinavo, o campestre preza pela presença de flores, cestas, madeira, couro e estampas de plantas. O estilo campestre busca fazer com que o ambiente tenha um ar rústico, de campo, com iluminação amarelada ou natural. A fibra natural também está bem presente neste estilo, podendo estar incorporado tanto em abajures e encosto de cadeiras como em tapetes, mesas, bancos e detalhes nos móveis.

Clássica

O estilo clássico costuma ser o preferido de pessoas que gostam de elegância, sofisticação e tradição. As cores características desse estilo são o marrom, off-white, branco e preto. Esta decoração é inspirada nos ambientes nobres e tradicionais da antiguidade, apostando em madeira, couro, entalhes e peças volumosas e imponentes. Pedras como o mármore e o granito também estão bem presentes no estilo.

Futurista

Como o próprio nome já sugere, o estilo de decoração futurista busca a funcionalidade, a tecnologia, o mobiliário criativo e inovador, além de sempre procurar remeter suas cores, decoração e detalhes a filmes de ficção científica, por exemplo, ou à vida no espaço. Dentre os estilos de decoração o futurista é o menos óbvio e tradicional, querendo inovar e ser diferente dos demais em cada detalhe escolhido para o ambiente.

Montessoriano

Já ouviu falar no estilo montessoriano? Muitas pessoas não tiveram muito contato com ele ao longo da vida por ser uma decoração mais voltada para quartos e ambientes direcionado à crianças. Ele busca dar autonomia, segurança e desenvolvimento natural ao público infantil. Este tipo de ambiente preza pela curiosidade, criatividade e educação natural das crianças.

Contemporâneo

Inspirado no estilo minimalista, a decoração contemporânea também tem a simplicidade como sua base principal. Este tipo de ambiente é focado na funcionalidade, praticidade e pouca decoração, buscando trazer a máxima usabilidade do espaço. Herança do movimento modernista, o estilo contemporâneo utiliza linhas retas, cores sóbrias e muita personalização do espaço, adaptando-o ao estilo de vida do seu morador.

Vintage

Vintage significa antigo ou retrô. Isso significa que este estilo busca inspirações em momentos passados da história, mas, ao mesmo tempo, procura criar novos conceitos, combinações e peças. O que acaba por conferir personalidade e inovação ao estilo. Móveis clássicos com cores criativas são a marca deste estilo, muitas vezes procurando pelos itens de decoração em antiquários e brechós.

Boho

Considerado uma tendência na decoração de ambientes, o estilo boho possui diversas influências e referências. Moda étnica, hippie, cultura cigana e estilo oriental são algumas das interferências diretas deste tipo de decoração. Para aplicá-la nos ambientes, invista em itens como as plantas, o crochê, a madeira e as estampas étnicas. Da parede aos lustres, luminárias, almofadas, mesas e tapetes, o estilo boho é aconchegante, criativo e possui bastante espaço para a criação de ambientes únicos.

Decore com a Luminna Planejados!

As tendências e estilos de decoração variam de tempos em tempos e a Luminna Planejados está em dia com todos os estilos, inclinações do mercado e os rumos dos arquitetos, designers de interiores e profissionais do ramo. Com isso, a Luminna pode transformar ambientes externos e internos com toda a personalidade e funcionalidade desejadas pelo cliente.

Com mais de 25 anos de experiência, fazemos a diferença colocando nossos clientes em contato com uma equipe qualificada, profissional e direcionada para colocar em prática as ideias de decoração, móveis planejados e instalações. Entre em contato conosco e marque uma conversa com nossa equipe, estamos prontos para fazer parte dos ambientes da sua casa e te ajudar a criar cômodos incríveis.