Cor Pantone 2021

Cor Pantone 2021

Quem nunca ouviu falar na cor do ano da Pantone? Com quase 50 anos de fundação, a empresa originária de New Jersey, Estados Unidos, revolucionou o mercado da criação de novas cores, tendências e escala de cores. Pantone é um sistema de coloração diferente das escalas mais conhecidas como CMYK e RGB, baseando-se em combinações criativas e inovadoras de tonalidades e pigmentos que dão origem a novos padrões de cor. Pela primeira vez, a Pantone conseguiu tornar viável a ideia de imprimir cores metálicas e fluorescentes, sendo mais um exemplo das invenções da marca.

Esta empresa de referência mundial foi criada em 1962 por Lawrence Herbert com o objetivo principal de criar cartões de cores para companhias de cosméticos. No ano seguinte, criou-se o PMS (Pantone Matching System), um sistema de correspondência de cores da Pantone, com apenas dez exemplos no seu primeiro catálogo. Outra criação da empresa que se transformou em parâmetro para toda a indústria gráfica, têxtil e criativa internacionalmente foi a Cor do Ano. Vamos entender mais sobre a escolha para o ano de 2021 e como esta ideia surgiu a seguir. Acompanhe conosco!

Cor Pantone 2021

Para a surpresa de muitos, a cor do ano da Pantone para 2021 são, na verdade, duas! A harmonização do amarelo (PANTONE 13-0647 Illuminating) com o cinza (PANTONE 17-5104 Ultimate Gray) traz inúmeras mensagens subliminares para este ano. A alegria, vivacidade e esperança simbolizada pelo Illuminating em conjunto com a solidez, confiabilidade e moderação do Ultimate Grey fornecem uma indicação para o que será o sentimento comum de 2021. A cor do ano escolhida pela marca não tem objetivo comercial, seu principal propósito é o da inspiração e da ressonância do momento específico pelo qual a humanidade está passando.

Segundo a diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman, o ano de 2020 foi um período em que percebemos como nunca a necessidade de colaboração e união para superar dificuldades e problemas. A união do PANTONE 13-0647 Illuminating e do PANTONE 17-5104 Ultimate Gray traz a noção de força, resiliência e esperança que, de acordo com a marca, é o que o ano de 2021 precisará. “Prático e sólido como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e otimista, esta é uma união (…) para nos sentirmos encorajados e encantados. Isso é essencial para o espírito humano”, comenta Leatrice Eiseman.

Como surgiu o Pantone Color Of The Year

O Pantone Color Of The Year existe há 20 anos. A escolha da cor é profundamente trabalhada por inúmeros profissionais ditos observadores e coolhunters da Pantone que estão distribuídos pelo mundo a fim de identificar sinais que mostrem o momento pelo qual o mundo passa. Diversos aspectos que são comuns para a humanidade como, por exemplo, a mobilidade urbana, os direitos humanos, a sustentabilidade e a liberdade de gênero são levadas em consideração. As análises são feitas a partir do que a Pantone chama de “tendências macro”.

Criada em 1999 pelo Pantone Color Institute, a Color Of The Year é escolhida em duas reuniões secretas realizadas durante o ano que reúne representantes de design de vários países. São dois dias de apresentações e debates a partir das informações colhidas durante o ano e que culminam na escolha da cor que representará o ano seguinte. Esta cor representa as expectativas, tendências e anseios da humanidade para o próximo período e é apresentada, em primeira mão, pela revista Pantone View.

Conheça a Lummina Planejados

Com uma equipe de profissionais qualificados, a Lummina Planejados desenvolve ideias de planejamentos de móveis e ambientes que superam as expectativas de clientes há mais de 10 anos. Todas as tendências de design, mobiliário e materiais sustentáveis são levados em consideração para que a entrega dos projetos seja sempre profundamente satisfatória. Entre em contato conosco e transforme a sua casa com estilo, criatividade e inovação.