Como usar iluminação natural na decoração?

Luminna PlanejadosNovidadesComentar

Um ambiente com boa entrada de iluminação natural só traz vantagens, desde a sensação de conforto até o aspecto da saúde, já que receber a luz do Sol é essencial para manter os níveis de vitamina D adequados.

No entanto, nem sempre isso é possível devido a organização do cômodo em si ou do espaço completo, mas as coisas não precisam ficar assim para sempre! Nós separamos algumas dicas para você que está se perguntando: “Como usar iluminação natural na decoração?”. Descubra com a gente!

Claraboia

Você sabe o que é cobertura zenital? O termo é utilizado para fazer referência a iluminação natural quando ela vem de cima, grupo no qual a claraboia está inserida.

Essa tática é útil para distribuição melhor a iluminação natural em ambientes maiores quando a luz das janelas acaba não sendo suficiente. Nesse caso, a claraboia, por vir de cima, consegue um maior alcance, sendo ideal para cômodos com iluminação precária.

Janelas Grandes

Quanto maior o tamanho das janelas em um cômodo, maior a quantidade de luz absorvida.

Por isso, caso haja uma oportunidade, considere fugir dos modelos tradicionais de janelas que costumam ser menores que o apropriado e acabam causando certa dependência da iluminação artificial.

As janelas grandes podem tornar o ambiente mais sofisticado, renovando a decoração quando o momento apropriado chegar. Não sabe quando é a hora certa para reformular a decoração de casa? Descubra aqui!

Portas de Vidro

O vidro é perfeito para quem precisa aproveitar melhor a luz natural do Sol. Ele pode ser usado de diferentes formas, como em portas, e atua absorvendo a claridão do dia e repassando-a para o resto cômodo.

Além da parte funcional, é importante também destacar a parte estética, pois materiais com vidro costumam gerar um ambiente visualmente mais agradável, valorizando os móveis e decoração do ambiente.

Cortinas que abrem totalmente

Apesar de muitos não perceberem, existem cortinas que acabam tendo uma abertura limitada, o que impede que iluminação natural entre no cômodo de forma mais efetiva.

Para resolver esse problema, basta procurar por cortinas que abrem totalmente! Essa solução é indicada em casos mais leves com falta de iluminação. A mudança realmente impactam o ambiente, mas em escala menor, útil para quem busca dicas para transformar o seu quarto de casal, por exemplo.

Móveis planejados

Para quem gosta de produtos manuais, essa é uma ótima dica!

Muitos móveis do mercado, produzidos em larga escala, acabam não sendo ideais para todos os tipos de ambiente, como ocorre com grandes armários, por exemplo, que podem acabar obstruindo a entrada de luz natural no cômodo.

Por isso, uma alternativa é investir em móveis planejados, que sejam feitos com base na sua necessidade. Para quem gosta de decoração minimalista e pensa em como decorar ambientes pequenos, os móveis planejados são perfeitos para isso!

Como simular luz natural?

Mesmo que a preferência sempre seja por fontes de luz natural, a iluminação artificial também é necessária, principalmente quando chega o fim do dia.

Mas não basta utilizar qualquer uma! Existem versões que conseguem simular, de forma bem próxima, a iluminação natural que tanto almejamos, como é o caso das lâmpadas com espectro total, a versão de mercado mais próxima capaz de criar um ambiente confortável e convidativo.

Sabia que o foco na iluminação natural é uma das possíveis tendências de decoração de interiores para 2021? Tem outras dicas legais que a gente separou para você!

Evite móveis escuros

Você é do tipo que opta por móveis escuros devido a praticidade? Esse é um ponto positivo, mas acaba sendo ruim o fato de que as cores, quando tendem ao preto, absorvem a luz do ambiente, dando a sensação de que a iluminação natural é sempre insuficiente.

Isso não significa que é preciso banir todos os móveis escuros da sua casa, mas começar a pensar em maneiras de otimizar o espaço e investir também em móveis mais claros – não necessariamente brancos! Eles refletem a luz e iluminam com mais facilidade.

Use espelhos grandes

Uma alternativa simples para quem quer um ambiente mais iluminado sem precisar fazer reforma!

O espelho, graças a superfície de vidro, reflete a luz natural que entra no cômodo, sendo ótimo para difundir a iluminação ao longo do espaço.

Por isso que quanto maior o espelho, maior a capacidade de aumentar a presença de luz natural. Pense bem na localização para que o espelho não ocupe muito espaço; conheça os preceitos do conceito aberto e descubra quais são as possibilidades de aplicação!

Gostou dessas opções para trazer mais iluminação natural para a sua casa ou apartamento? Tudo pode ser colocado em prática quando você conversar com a nossa equipe de designers de interiores e ver o projeto ganhando vida!

Para conhecer mais do trabalho da Lummina Decoração, basta nos procurar no Instagram e no Facebook, sempre pertinho de você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *