como criar o cantinho da leitura

Como montar e decorar o cantinho da leitura

Encontrar um lugar da casa que possa ser seu refúgio nos dias mais estressantes de uma rotina corrida é cada vez mais essencial para mantermos nossa saúde mental em dia. Decorar um cantinho da leitura não é uma tarefa tão fácil quanto parece, mas conseguir fazer com que este ambiente funcione como o esperado significa ter ao seu alcance um espaço de tranquilidade, silêncio e relaxamento. Tire da cabeça aquela percepção de que para definir um local para ler é preciso ter à disposição um cômodo inteiro ou uma biblioteca dentro de casa.

As dicas que separamos a seguir comprovaram que com simples adaptações é possível decorar um cantinho da leitura tão sossegado quanto o necessário para se concentrar, ler, estudar e até meditar (por que não?). Embaixo das escadas, ao lado da janela, naquele canto da parede que não possui uma utilização específica. As opções são diversas e cada casa ou apartamento tem um cantinho com potencial para ser transformado em um cantinho da leitura. Entenda as possibilidades e os principais segredos para aplicar esta adaptação na sua casa, olha só!

Escolha um local silencioso

O primeiro passo para escolher o seu cantinho é o de tentar identificar dentro da sua casa ou apartamento qual é o local com menor interferência de barulho por perto. Caso exista algum cômodo sem televisão ou rádio, procure tentar começar a sua avaliação por estes, ok? Pode parecer um tanto quanto óbvio escolher um local silencioso, mas quando estamos procurando o ambiente perfeito e focados na escolha da decoração é comum que deixemos de lado itens de extrema importância.

A leitura e o estudo precisam de concentração e foco, barulhos, música, pessoas passando ou qualquer situação que dispute a atenção necessária para o momento são prejudiciais para o objetivo final deste processo. Mas e se eu não tiver um espaço com todas estas características? Nestes casos, foque todas as adaptações para o conforto e procure incluir soluções para o barulho como, por exemplo, uma caixinha de som para tocar músicas calmas e instrumentais.

Defina móveis confortáveis

Acabamos de falar sobre o conforto deste espaço e este item precisa ser pensado de maneira profunda. Ainda mais importante do que encontrar um local silencioso, o ato de decorar um cantinho da leitura necessita de grandes esforços para torná-lo confortável. Fique tranquilo pois existem inúmeras opções para esta solução, das mais acessíveis às que precisam de mais investimento. Ao iniciar uma leitura, é provável que você fique na mesma posição por uma ou duas horas, o desconforto pode prejudicar o hábito.

Puffs, almofadas grandes, cadeiras, poltronas para leitura ou um futon farão parte das soluções de conforto para este cantinho. O conforto está diretamente relacionado com outras questões como, por exemplo, a escolha de uma boa luminária, do tom e intensidade da lâmpada e das maneiras que você optará por decorar o espaço. Cores quentes e aconchegantes corroboram ainda mais para a sensação de bem-estar e tranquilidade.

Aproveite um canto da casa sem nenhuma função

A grande maioria das casas possuem aquele espacinho que não é tão utilizado quanto poderia. Este local pode estar na entrada, embaixo da escada, no quarto destinado a simular um escritório ou na própria área de serviço. Não exclua espaços que à primeira vista não combinam com o que está sendo proposto, decorar um cantinho para leitura transformará o ambiente seja ele qual for.

O grande segredo da adaptação é justamente este: encontrar o potencial em ambientes inusitados. Aquele cantinho que só possui um vaso de plantas, por exemplo, considere reposicioná-lo e incluir uma boa poltrona ou um puff. A estante de livros é a decoração da entrada da sua casa? Tente achar uma composição de móveis que deixem o ambiente ainda mais acolhedor para quem chega e com funcionalidade para quem mora.

Almofadas e Estantes fazem a diferença

Almofadas são sinônimo de conforto, aconchego e tranquilidade, sendo essenciais para decorar um cantinho da leitura. Sendo elas as peças principais ou decorativas, as almofadas dão um ar de personalidade e criatividade ao espaço, além de serem ótimas para apoiar o livro enquanto ler ou posicioná-las nas costas para não forçar a coluna. Existem aquelas almofadas gigantes que podem se tornar o próprio modo de se sentar e ler. Deixe a criatividade fluir e entenda como já funciona a decoração da sua casa.

Um cantinho da leitura sem uma estante? Quase impossível, não é? Não precisa ser aquelas estantes enormes, do chão ao teto, ou com um comprimento significativo. Se a falta de espaço for um problema, considere instalar algumas prateleiras ou banquinhos estilosos para apoiar os livros. O mais importante é dar um toque das suas características e gostos pessoais. Parte da sensação de conforto vem do reconhecimento do seu estilo no espaço.

Luminna decoração

Com foco em móveis planejados e no desenvolvimento de projetos personalizados, a Luminna decoração está apta a transformar ambientes com profissionalismo, qualidade de materiais e as principais tendências de decoração do momento. Não deixe de lado seu sonho de ter um ambiente planejado e entre em contato com a gente para reformar, transformar e adaptar os principais cômodos da sua casa ou apartamento. Atendemos em Indaiatuba e região, focando em garantir eficiência, soluções, durabilidade e garantia em todos os projetos. São 25 anos de mercado com cores exclusivas e equipe própria de montagem.