Como escolher o modelo de cortina certa

Luminna PlanejadosNovidadesComentar

Descubra como conseguir escolher o modelo de cortina mais indicado para ambientes internos

As cortinas podem, muitas vezes, passar despercebidas nas ideias de decoração de um cômodo. Muitas pessoas se esquecem completamente desse detalhe que, ao final do projeto, faz total diferença na harmonia e atmosfera espaço. Seja na sala de estar, no quarto ou no escritório, as cortinas são responsáveis por controlar a entrada de luz natural no ambiente e oferecer privacidade em momentos específicos do dia a dia.

Antes de sair de casa para procurar o modelo de cortina certa para o espaço, tire alguns minutos para analisar quais as funções que as cortinas vão exercer. O foco está na privacidade, no controle da luz natural ou apenas para fins decorativos? As cortinas terão que ter um comprimento limite ou podem chegar até o chão? Seu cômodo precisa de maior sensação de espaço com tons claros ou qualquer cor e textura de cortina ficará bom?

Parece simples, mas escolher a cortina certa demanda tempo e pequenas análises. Cortinas tradicionais possuem uma grande variação de tecidos, podendo inclusive haver uma mistura entre dois tipos diferentes. É possível utilizar tecidos com ou sem pregas, translúcidos ou opacos, com ou sem acompanhamento do conhecido blackout, que faz com que nenhuma luz natural entre no ambiente. Tudo será uma questão de gosto pessoal, necessidades diárias e complemento na decoração da sala de estar ou quarto.

Acompanhe o conteúdo a seguir para entender quais são as diferenças entre cortina e persiana e quais são as principais recomendações de cortina para cada ambiente da casa. Separe seu bloco de notas!

​​Diferença entre cortina e persiana

É comum imaginar que cortinas e persianas servem para as mesmas finalidades e possuem os mesmos funcionamentos. Mas não é bem assim. As persianas, por exemplo, são diferentes das cortinas tradicionais principalmente pelas opções existentes na sua confecção, podendo ser feitas de placas ou filetes de tecido, PVC, bambu, madeira, metal ou plástico comum que correm pela janela em sentido horizontal ou vertical. Super simples de limpar, instalar e manusear, persianas podem ter texturas, estampas e cores completamente criativas e diferentes.

O mesmo acontece com as cortinas, mas com uma amplitude de opções um pouco menor, principalmente quando o assunto é o material. É possível inclusive misturar os dois tipos em um só ambiente! Não existe uma regra específica para cortinas e persianas. Cortinas, por outro lado, podem ser feitas em uma composição de diferentes tecidos sendo necessário identificar se ela estará presa em trilhos ou varões, por exemplo.

Modelo ideal para cada ambiente

Assim como qualquer detalhe decorativo de um ambiente, o modelo de cortina ideal para cada espaço vai tanto do cômodo específico de cada um, quanto das funções ditas no início do texto. É possível investir em cortinas para quase todos os cômodos de uma residência, de quartos, salas de estar, escritórios, cozinha e sacadas, o único espaço que geralmente não recebe este detalhe decorativo e funcional é o banheiro.

Independentemente do estilo da janela, todas elas podem receber uma cortina tradicional ou persiana. No caso de janelas antigas, que abrem de maneira diferente, é possível instalar modelos que se dividem em duas partes, como brise ou biombo. Para as residências que possuem o pé direito alto, por outro lado, opte por cortinas com cordel. Tudo será uma questão de estilo decorativo, cortinas reposteiros, por exemplo, podem ser ótimas opções para quartos infantis e cozinhas.

Os modelos são infinitos, assim como as combinações entre eles. Escritórios tendem a pedir por persianas que trazem um ar de seriedade e segurança, com cores neutras e que passem a sensação de concentração e tranquilidade. Salas de estar e quartos podem ser ambientes com maior personalidade, ousadia e criatividade na escolha da cortina. Já nas cozinhas, é importante analisar a distância entre a cortina e o fogão, ok? Tanto pelo aquecimento do fogo, quanto pela gordura do dia a dia do espaço.

Luminna Planejados

As tendências e estilos de decoração variam de tempos em tempos e nós da Luminna Planejados estamos sempre em dia com todos eles, além das inclinações do mercado e dos rumos dos arquitetos, designers de interiores e demais profissionais do ramo. De cortinas, tecidos, cores, tendências e objetos secundários, tudo que faz parte da decoração e pode alterar a atmosfera de uma casa ou apartamento, sendo essencial para o bem-estar e a sensação de pertencimento dos moradores.

A Luminna Planejados já atua no mercado moveleiro de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Além disso, os móveis planejados possuem o design e a durabilidade de materiais 100% MDF com cores exclusivas de móveis e vidros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.