Como escolher a paleta de cores para a sala de estar

Luminna PlanejadosNovidadesComentar

Veja dicas práticas de como é possível escolher a paleta de cores para os ambientes de um apartamento ou casa

Paleta de cores nada mais é do que um conjunto pré-selecionado de cores que tem como objetivo escolher as tonalidades que possam criar harmonia no ambiente ou projeto de decoração e transmitir uma ideia, sentimento ou valor específico. Paleta de cores podem ser utilizadas de maneiras bastante amplas e com diferentes intenções, para decoradores e designers o processo de criar arranjos de tonalidades é algo mais comum do que imaginamos e, para quem deseja criar uma harmonia no ambiente, saber criar esta paleta é essencial.

A boa notícia é que a criação deste tipo de direcionamento no momento da decoração não é algo tão complicado quanto parece ser. É importante conhecermos a respeito de alguns conceitos básicos relacionados às cores como, por exemplo, o que é um círculo cromático e como ass cores afetam diretamente nossas sensações. O círculo cromático, como o próprio nome sugere, é uma estrutura circular que une todas as cores básicas que podem ser percebidas pelo olho humano.

Dividido em 12 partes (três cores primárias, três secundárias e seis terciárias), o círculo cromático serve para que o design analise com mais detalhes quais combinações fazem mais sentido para o ambiente antes mesmo de aplicá-las nas paredes ou escolher os itens de decoração. É a partir do círculo cromático que é possível identificar quais cores trarão contraste (cores complementares), quais combinações podem significar alto contraste em harmonia (cores complementares decompostas) ou conseguem conferir um efeito monocromático harmonioso (cores análogas).

Separamos a seguir algumas dicas práticas para você conseguir identificar qual poderia ser a paleta de cores mais indicada para o tipo de ambiente que planeja decorar e como utilizar o que já está presente no espaço para guiar a sua escolha. Acompanhe com a gente:

Estilo

Cada residência tende a ser um espelho do que é a personalidade das pessoas que moram ali. É comum que sejam transferidos aos ambientes e escolhas de decoração os hobbies, as preferências, o estilo de vida e o tipo de rotina de cada morador. O primeiro passo é entender especificamente como você se sente em determinados ambientes, quais são as cores que você mais gosta e quais os estilos de decoração condizem melhor com o seu dia a dia.

Procure por referências online, entre em sites que identifiquem os principais estilos de decoração e tente separar alguns momentos do dia para dedicar-se à identificação dos seus gostos pessoais quando o assunto é harmonia e coloração de ambientes. Você prefere cores neutras e tranquilizantes ou vibrantes e energéticas? Entenda o que estas preferências significam e comece a dar seus primeiros passos na escolha de estilo.

Tamanho do ambiente

Outro pilar de extrema importância na criação de uma paleta de cores é o de levar em consideração o tamanho do ambiente a ser decorado. A sala de estar tem a tendência de ser um dos maiores espaços da casa, o que pode influenciar na escolha das cores para a decoração. Espaços maiores possuem uma maior liberdade de escolha, podendo criar paletas que foquem em tonalidades escuras, por exemplo.

Salas de estar que são mais compactas ou que não possuem grandes entradas de luz natural tendem a pedir por uma paleta de cores mais neutras, claras e com pequenos pontos de atenção. Por meio da escolha de cores é possível tornar o espaço com a sensação de ser maior, menor, mais aconchegante ou mais aberto. Tudo dependerá do que você deseja para a sua sala de estar.

Cores que já tem em seu ambiente

Também é possível tentar seguir por um caminho mais seguro e sem grandes transformações no ambiente. Veja com o que você pode trabalhar, quais são as cores já existentes no ambiente, quais são os móveis que vão ficar após a decoração e quais são as tonalidades predominantes neles. Também é importante prestar atenção se a sala de estar está integrada com outros ambientes e se estes espaços já possuem uma coloração marcante.

No caso de paredes, é mais fácil conseguir alterar a coloração e aplicar uma paleta de cores diferente das tonalidades já existentes no espaço. Sofás, tapetes, estantes e cortinas são pontos importantes a serem considerados. Por serem móveis de maior significância na sala de estar e ocuparem espaços de destaque, é preciso identificar a paleta de cores já existente nestes detalhes e, por fim, buscar harmonizar as suas vontades de mudanças com o que já está fixo no ambiente.

Conheça a Luminna Planejados

A Luminna Planejados já atua no mercado moveleiro de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Além disso, os móveis planejados possuem o design e a durabilidade de materiais 100% MDF com cores exclusivas de móveis e vidros.

O principal objetivo da Luminna Planejados é o de transformar os sonhos de seus clientes em realidade, com o cumprimento de prazos, o atendimento das necessidades individuais de cada projeto e com a alta especialidade na criação de projetos e móveis sob medida. Entre em contato com nossos profissionais e garanta a renovação de todos os ambientes da sua casa ou apartamento levando em consideração as cores escolhidas para tal, a sua personalidade e qual sensação você deseja passar para aquele espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.