Como escolher a melhor decoração para seu lavabo

Luminna PlanejadosNovidadesComentar

O lavabo está entre os ambientes da casa que são muitas vezes negligenciados por falta de criatividade ou conhecimento em como escolher a melhor decoração. Por ser um local geralmente pequeno e com pouca movimentação das pessoas que moram na casa ou apartamento, o lavabo é considerado um ambiente complementar à residência. A falta de necessidade da instalação de chuveiro ou banheira dá a falsa sensação de que o cômodo não precisa de tantos esforços na decoração.

Contudo, o lavabo é o banheiro que os visitantes e convidados da casa utilizam, sendo visto como um ambiente preparado especificamente para receber pessoas que não moram ali. Com planta reduzida, ventilação forçada e com apenas a pia, vaso sanitário e espelho, o banheiro da casa precisa de tanta atenção quanto os outros cômodos. Esta tarefa não é tão difícil quanto parece, viu? Muito pelo contrário!

Separamos algumas das melhores ideias de decoração para o seu lavabo, tanto para os maiores quanto para os menores e como aproveitar o espaço da melhor maneira. Olha só:

Idéias para lavabos pequenos

Lavabos pequenos pedem por móveis planejados, cores abertas ou claras e decoração leve. Isso se dá porque este tipo de escolha faz com que um ambiente pequeno ganhe a impressão de um cômodo maior e, ao mesmo tempo, mais aconchegante. Cores neutras e claras não significam falta de personalidade ou criatividade, ok? É possível realizar uma decoração tão inovadora e moderna quanto o resto da casa utilizando-se deste tipo de paleta.

A dica está em investir em uma decoração que faça o papel de destaque como, por exemplo, tapete, iluminação direcionada, grandes espelhos e pequenos objetos que confiram ao ambiente o mesmo tipo de sensação que o resto da casa, procure provocar aos seus convidados e visitantes. Investir em móveis que consigam manter a organização do ambiente sempre em dia também é essencial.

Arquitetura dos lavabos

Este ambiente é geralmente posicionado próximo aos primeiros cômodos da casa como a sala de estar ou a cozinha. Com isso, a sua decoração, conforto, praticidade e a combinação com as escolhas visuais feitas no resto da residência é necessário. As duas palavras de ordem para este tipo de ambiente é funcionalidade e comodidade com toques de beleza e sofisticação. Em casas é, geralmente, mais fácil de realizar modificações na estrutura do ambiente para deixá-lo mais inovador.

Como este cômodo é pouco utilizado, é possível fazer modificações que não sejam tão práticas e que tenham um foco mais visual. Procure referências na internet, separe alguns momentos para pesquisar e entender as melhores possibilidades, levando em consideração as estruturas do ambiente. Tente escolher móveis, objetos, cor e acabamento que sejam diferenciados para tornar o seu lavabo um espaço único na residência.

Desafios para decoração

Além do tamanho, um dos maiores desafios na decoração de um lavabo está relacionado à iluminação e ventilação naturais. Geralmente posicionados em uma localização que não conta com luz externa ou janelas, procurar solucionar estes pequenos contratempos decorativos é essencial para que o ambiente consiga atingir o seu máximo de utilização e aproveitamento. Uma boa dica é a de incluir objetos que não necessariamente serão utilizados, mas que farão toda a diferença no ambiente.

Bandejas decorativas, velas aromáticas, sabonetes líquidos, toalhas com cores e detalhes diferenciados, iluminação direcionada e a procura por posicionar a porta de uma maneira que possibilite uma boa ventilação são recomendações recorrentes para a decoração de lavabos. Outra dica é a de não colocar objetos decorativos no piso, já que é comum que não haja muita possibilidade de circulação nestas áreas.

Aproveitando o espaço

Quando estamos falando de espaços com 1 ou 2 metros quadrados de tamanho, a ilusão de ótica torna-se crucial para o aproveitamento do espaço e a sensação de maior amplitude. Optar por colocar o maior espelho possível é, normalmente, a solução mais prática e rápida para esses casos, além de ser uma alternativa que melhora a iluminação e causa um destaque na decoração escolhida para o ambiente.

Fitas de led atrás do espelho, lâmpadas de iluminação com cores diferentes da principal, investir em nichos decorativos na parede e jardins verticais também auxiliam na construção de um ambiente que seja funcional, prático e útil. Procure reduzir a área da bancada da pia, teste o melhor posicionamento do vaso sanitário e tenha as medidas exatas de todas as paredes e espaços livres anotadas na hora de sair para comprar móveis e decoração, ok?

Quando não podemos investir em ambientes planejados, ter as medidas precisas de tudo o que pensar para o local é essencial. É comum termos uma percepção diferente do tamanho desses móveis em ambientes muito grandes como as lojas e departamentos de decoração. Investir em algo que ficará grande demais ou que prejudicará o projeto total do lavabo é um erro que pode ser evitado ao entender a importância das medidas.

Móveis planejados na Luminna

A Luminna decoração possui anos de experiência em trazer as melhores soluções de móveis planejados para as casas de centenas de pessoas em Indaiatuba e região. Com uma equipe profissionalizada e disposta a tornar sonhos uma realidade, a Luminna possui um alto nível de eficiência, execução e planejamento em todas as etapas. Acompanhando de perto o andamento das fases de cada projeto, garantimos que os esforços e investimentos terão valido a pena. Entre em contato conosco e vamos juntos transformar a sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *