Image

Aprenda como usar sofás estilo vintage em salas modernas

As coisas atualmente podem parecer um pouco confusas, e é justamente por isso que o estilo vintage faz tanto sucesso. Essa confusão pode ocorrer sobretudo porque temos uma grande variedade de opções a nosso favor devido à produção industrial. Quando pensamos em um móvel novo, nem conseguimos escolher entre tantas opções. Veja algumas dicas de como usar sofás vintage e as suas características.

Ao pensar em um sofá vintage, ou mesmo em uma decoração com objetos vintage, algumas pessoas podem se perguntar se esse tipo de artigo realmente combina com uma decoração moderna. Outros se questionam qual o motivo de se virar para o passado, quando o nosso destino é o futuro.

Na verdade, artigos vintage, especialmente os sofás, foco de nosso bate-papo aqui, combinam e muito bem com a decoração moderna. 

Aliás, vale destacar logo de cara que ao investir em um sofá vintage é possível revisitar boas memórias de tudo de bom que o homem criou e igualmente boas lembranças que a construção de um ambiente com artigos vintage pode proporcionar.

Designers defendem que a combinação do novo com o antigo, está com tudo e pode muito bem compor uma decoração super moderna. Então, veja aqui como usar sofás estilo vintage em uma sala moderna.

O novo com o antigo

A pergunta que fica logo de cara aqui, é por quê ignorar o que de bom já foi feito no passado? Igualmente as pessoas possuem uma grande dificuldade em identificar o que é moderno ou novo, dessa forma, acabam tendo dificuldades para compor uma decoração entre o novo, moderno e o antigo.

É totalmente possível a utilização de itens do passado na composição de uma decoração moderna. Isso porque as tendências vêm e vão, são cíclicas, dessa forma, é possível utilizar itens herdados ou mesmo garimpados na sua sala, ou em qualquer outro cômodo.

Mas claro que isso não significa que a sua casa vai se transformar em um museu, não é essa a ideia. Se não você será automaticamente transportado para o passado e não é bem esse o conceito esperado com a mescla entre ambos os conceitos. Para se ter uma decoração contemporânea, moderna e atual, é preciso equilibrar a manifestação de ambos os tempos no ambiente.

O mais indicado é não lotar os cômodos com itens antigos ou móveis de gerações passadas. O ideal é compor o ambiente com móveis novos, modernos, e deixar alguns artigos, artefatos, de valor inestimável em destaque. Eles serão como um destaque na sua decoração e estarão dessa forma bem combinados no ambiente.

Ao fazer dessa maneira você estará trazendo mais personalidade a sua decoração e mais estilo, fazendo um equilibrado contraste entre o novo e o antigo.

Design vintage

Se você for começar a pesquisar especialmente sobre artigos voltados para o passado, vai se deparar com dois termos em especial, o retrô e o vintage. Embora possam parecer semelhantes, o significado deles não é o mesmo, mas tanto um quanto o outro se tornaram bastante populares sobretudo em revistas de arquitetura, decoração e design.

Apesar de conceitualmente se tratarem de coisas diferentes, quando aplicados a um projeto, por exemplo, levam a um mesmo caminho, ou seja, a ambientes ou a detalhes que levam ao passado.

O design retrô consiste na inspiração do passado, nesse conceito, pesquisadores e designers criam peças que se inspiram no passado, mas que acoplam toda tecnologia do presente. Em outras palavras, são peças que apresentam uma aparência que remete ao passado mas possui todas as funcionalidades que a tecnologia atual permite.

Já o design vintage é realmente itens do passado, normalmente do início do século, que são buscados para compor uma decoração moderna, atual, esses artigos não se encontra a tecnologia presente nos artigos retrô, por exemplo. Mas eles são elementos muito interessantes para a composição de uma decoração contemporânea, dando aquele equilíbrio mencionado acima, tornando a decoração super atual.

Característica dos móveis vintage

O termo retrô e o termo vintage podem ser utilizados para diferenciar peças que vem de épocas específicas, dessa forma elas apresentam características particulares que as distingue e nos permite identificá-las.

O vintage em especial está relacionado aos anos dez e trinta, antes do movimento moderno, o Modernismo. O retrô já se manifesta um pouco mais a frente, contemplando os anos quarenta até meados dos anos sessenta ou setenta. Há um bom tempo de diferença entre ambos, o que expressa nas peças distinções em seus traços, cores e também nas texturas utilizadas.

As peças realmente vintage são atualmente difíceis de se encontrar, e são com isso extremamente valorizadas em decorações de interior. Essas peças no estilo vintage nos levam, a pelo menos, cerca de vinte anos atrás, trinta, pelo menos.

Quando se foca especialmente nos artigos vintage, como o caso do sofá, por exemplo, duas palavras são chaves, expressão cultural e igualmente originalidade. Esses são dois conceitos muito fortes e que denotam uma peça vintage.

Um sofá vintage pode ser de diferentes cores, como branco, dourado, preto, verde-musgo, ou marsala, por exemplo. Essas peças em sua maioria podem ser feitas com tecidos nobres como o couro, assim como veludo também. A sua espuma costuma ser mais firme.

Sofás vintage em salas modernas

Vale super a pena combinar sofás vintage com outros móveis modernos, sendo essa uma opção bem acertada na decoração moderna.

Para quem deseja fazer essa combinação não é necessário ter um grande espaço para isso, uma vez que há artigos tanto vintage quanto modernos de diferentes tamanhos, para compor os mais diferentes espaços.

Essa composição deve ser feita de modo que as peças que você escolha que sejam vintage apresenta conexão com as peças modernas. Mas também deve haver um contraste entre elas para que a composição esteja equilibrada e harmônica. Em salas maiores é possível utilizar poltronas em conjunto aos sofás respeitando a ideia de conexão e contraste entre eles.

As peças vintage devem ficar em destaque, e não escondidas ou em um canto da sala, para isso use a iluminação a seu favor. Manipule a iluminação de modo que valorize os artigos especiais que compõem a decoração da sua casa.

Um sofá chamativo, cheio de volume e gomos, colorido e com formas bem marcadas, arredondado se destaca ainda mais quando colocado ao lado de móveis e artigos mais simples, com traços mais singelos e discretos. O contraste criado entre eles dá mais valor para ambas as peças e chama atenção para a composição criada.

Conheça a Luminna Planejados

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Além disso, os móveis planejados possuem o design e a durabilidade de materiais 100% MDF com cores exclusivas de móveis e vidros.