Image

Aprenda a usar nichos de madeira em decoração de cozinha

Veja como é possível apostar em nichos para dar um up na decoração da sua cozinha ou sala de jantar

A palavra de ordem quando o assunto é decoração da cozinha é funcionalidade. É o ambiente de uma casa ou apartamento que mais precisamos levar em consideração aspectos como praticidade, limpeza, acessibilidade, organização e a famosa funcionalidade. Um ambiente funcional é aquele que aproveita o espaço disponível para decoração de maneira inteligente com foco na usabilidade do ambiente e priorizando o conforto e o acesso dos objetos.

A cozinha é um tipo de ambiente que possui uma função profundamente específica e sem a possibilidade de alterações. Já é subentendido como aquele espaço deve ser utilizado e, na maioria das vezes, até mesmo quais são os posicionamentos de cada eletrodoméstico como a geladeira e o fogão, por exemplo. Uma ótima maneira de procurar incluir elementos diversos e continuar com este aspecto funcional é a inserção de nichos e prateleiras. Com eles é possível organizar e setorizar os principais utensílios da cozinha.

Os nichos são estruturas posicionadas em determinados lugares da parede e que podem ser utilizados para organizar temperos, pratos, copos, taças, livros de receitas e panelas, por exemplo, servindo principalmente para organizar ambientes e conferir estilo e diferentes configurações facilitando o dia a dia. É possível investir em nichos de diferentes formatos, tamanhos, cores e materiais, precisando sempre estar em harmonia com o restante da decoração, servindo como pontos de destaque ou como equilíbrio.

Veja a seguir quais são as vantagens de cada modelo de nicho, como é possível torná-los decorativos garantindo seu multiuso e como aplicá-los da melhor maneira no espaço disponível em cada cozinha. Olha só:

Vantagens e modelos

Existem ao menos quatro vantagens principais para apostar nos nichos para a decoração da cozinha. O primeiro ponto que vem à mente é a economia do espaço. É provável que esta seja uma das principais características dos nichos, já que liberam tanto espaços para a circulação do ambiente, quanto pontos de apoio na cozinha como mesas e bancadas. A organização também é um dos benefícios mais falados, facilitando o armazenamento de itens e utensílios de maneira personalizada e mantendo a decoração do ambiente.

A versatilidade dos nichos também precisa ser lembrada. Este tipo de artefato decorativo pode ser aplicado em cima da pia, próximo da geladeira ou em qualquer espaço disponível da cozinha. A dica é a de evitar mentar os nichos próximos demais do fogão, apenas, já que o nível de gordura desta região costuma ser alto e pode prejudicar a integridade do nicho e dos utensílios colocados ali.

Os aspectos decorativos dos nichos acontecem com naturalidade após a aplicação. Os inúmeros modelos disponíveis no mercado conseguem trazer ao ambiente uma grande abrangência de estilos e possibilidades decorativas. É possível conferir um ar de modernidade e sofisticação no espaço colocando luzes indiretas nos nichos, por exemplo.

Decoração x Organização

Nichos podem ser utilizados de maneira isolada ou em conjunto com diversos outros nichos, criando uma composição que faça sentido às motivações de uso do espaço. Murais decorativos são muito comuns nestes casos, podendo ser realizados a partir de diferentes combinações de materiais e cores. Plástico, madeira, metal e até mesmo vidro podem ser usados nessas construções e são capazes de criar diversos tipos de atmosfera no espaço, dependendo do restante da decoração.

Nichos de diferentes larguras, alturas e divisões internas podem ser feitos tanto para indicar a sua utilização principal, quanto para torná-los ainda mais versáteis. Em espaços pequenos, considere colocar espelhos no fundo dos nichos, ampliando a sensação de espaço da cozinha e luzes indiretas para iluminar os utensílios armazenados no local. Existem nichos de microondas, garrafeiros, panos de prato e potes de alimentos.

Nichos na cozinha

Aprofundando no assunto de nichos instalados especificamente na cozinha, procure levar em consideração a altura das paredes, o melhor tamanho da profundidade dos nichos e como ele irá compor espaço com o restante dos móveis escolhidos para a cozinha. Aposte em nichos abertos ou fechados e procure fazer composições nas chamadas zonas vazias que, muitas vezes, não são pouco usadas. No caso de nichos abertos e sem fundo na parte de trás, pense em investir na instalação de painéis de madeira para criar uma composição mais criativa e com personalidade.

Existem diversos sites que oferecem ideias e referências diversificadas para a criação de ambientes. Quanto maior for o seu conhecimento a respeito das inúmeras possibilidades presentes no mercado, mais fácil será para conseguir identificar qual é a melhor opção para a sua cozinha. Nichos são considerados uma tendência, justamente por terem um grande poder de mudança no ambiente e adaptação de diversos estilos.

Decore com a Luminna Planejados

A Luminna Planejados já atua no mercado moveleiro de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Além disso, os móveis planejados possuem o design e a durabilidade de materiais 100% MDF com cores exclusivas de móveis e vidros.

As tendências e estilos de decoração variam de tempos em tempos e a Luminna Decoração está em dia com todos os estilos, inclinações do mercado e os rumos dos arquitetos, designers de interiores e profissionais do ramo. Com isso, a Luminna pode transformar ambientes externos e internos com toda a personalidade e funcionalidade desejadas pelo cliente.