Dicas para decorar embaixo da escada

7 Dicas para Decorar embaixo da Escada

Este espaço da sala é, quase sempre, deixado de lado na hora da decoração. Os motivos são diversos: dificuldade na escolha da decoração, a falsa sensação de que aquele espaço não será tão relevante ou, em alguns casos, apenas por esquecer de colocar na lista de prioridades. O sucesso em decorar embaixo da escada vai depender da sua localização na casa e das possibilidades em colocar em prática sua criatividade.

Cada escada possui um formato, o que interfere diretamente no espaço disponível para o projeto. A primeira e mais importante dica para decorar embaixo da escada é a de separar alguns momentos para observar e entender as suas possibilidades específicas. As opções podem ser mais diversas do que você imagina para este ambiente quase sempre esquecido. Separamos 7 dicas de ouro sobre decoração que podem ser aplicadas em diversos espaços e ambientes disponíveis debaixo da escada. Acompanhe com a gente a seguir:

1. Balcões e Prateleiras

Talvez esta seja a ideia mais segura e prática para aproveitar o vão deixado pela presença de uma escada dentro da sala. Balcões e prateleiras transformam um espaço inativo em funcional, charmoso e decorativo. Gavetas e espaços para armazenamento são sempre bem vindos na decoração, sendo uma ótima dica de utilização de espaço pensando na otimização do dia a dia. Considere fazer um jogo de vasos e selecionar objetos de decoração que condizem com o resto da sala. Dedique algum tempo para a pesquisa de referências de conjuntos e composições de objetos para selecionar as melhores ideias e colocar seu toque de personalidade e inovação.

2. Aparador

Um simples aparador pode ser a solução para os seus problemas para decorar embaixo da escada. Um detalhe pode fazer toda a diferença no ambiente. Você pode fazer uma composição com dois ou três aparadores mais simples e menores ou escolher apenas um que cumpra a função esperada na decoração. Coloque livros, quadros, pequenos vasos de plantas naturais ou artificiais. Aparadores podem ajudar a criar um espaço para um cafezinho da tarde, por exemplo, colocando uma cadeira confortável ao lado. Este tipo de solução abre uma quantidade enorme de possibilidades para utilizar o espaço embaixo da escada.

3. Pequenos móveis

Não se preocupe se o ambiente que você tem disponível para decorar é pequeno. As soluções para este tipo de situação são inúmeras. Móveis pequenos que não terão uma serventia definida para a sua rotina também podem ser apostas ao decorar embaixo da escada. Uma mesinha, quadros na parede, espelhos ou até mesmo uma escrivaninha para uma espécie de mini home office são boas decisões para espaços pequenos. Pense em colocar uma luminária e puff para leitura, por exemplo, invista em um tapete e pronto! Criou um ambiente calmo e que servirá como um momento para relaxar.

4. Sofá

Dependendo do posicionamento da sua escada, um sofá planejado é uma ótima dica de decoração. Não necessariamente embaixo, mas na lateral da escada. O mais importante aqui é evitar ao máximo aquela aparência de que o sofá foi colocado ali sem um planejamento. A sensação de que o móvel escolhido é grande demais ou pequeno demais, pode causar um efeito contrário, ok? Foque nas suas possibilidades e garanta que o local terá uma boa composição de cores, almofadas e texturas. O segredo é entender o resto da decoração da sala e do sofá que já existe para não criar um ambiente confuso, tudo tem que ser levado em consideração.

5. Plantas e pedras

O ditado de que as plantas são a vida da casa é a mais pura verdade. Um verdadeiro coringa na decoração, as plantas podem fazer um milagre em espaços pouco utilizados. Versáteis, coloridos e aconchegantes, vasos de plantas trazem ao ambiente uma atmosfera de conforto com medidas simples. Procure incluir na composição algumas pedras, grandes ou pequenas, que trarão o efeito de jardim de inverno que muda a percepção de qualquer sala de estar. O segredo é saber quais plantas escolher, já que na maioria das vezes o espaço embaixo da escada recebe pouca luz. Pesquise quais são as melhores opções ou, quem sabe, coloque plantas artificiais.

6. Móveis Planejados

Móveis planejados para decorar embaixo da escada são uma saída segura e personalizada para o ambiente. Assim como em qualquer cômodo da casa, optar por chamar profissionais para medir, criar e identificar as melhores opções pode mudar o espaço disponível. Considere móveis que você consiga guardar itens da casa, que tenha espaço para seus livros ou que funcione como aparador de luminária para criar uma iluminação indireta na sala. Combine as cores do móvel com a própria escada e faça deste espaço um ambiente 100% específico para as suas necessidades.

7. Painéis decorativos ou Fotos

Se o seu espaço não tiver tamanho o suficiente para nenhuma das dicas anteriores, não se preocupe, a parede será a sua grande aliada. Crie um painel decorativo com quadros, fotos ou itens de decoração que podem compor uma parede de destaque para a sua sala. Não pense que uma boa decoração irá acontecer apenas com objetos grandes ou significativos. O importante é obter um resultado de destaque, que transpareça a sua personalidade e combine com o restante da decoração. Pinte ou faça um jogo de textura diferente nesta parede, componha a aparência geral e considere criar um ponto de luz! Estas ações irão chamar a atenção de quem entrar na casa e demonstrar um cuidado diferente com o ambiente.

Lummina decoração

A Lummina será a sua aliada na criação de cômodos e ambientes personalizados na sua casa nova ou reforma! Com profissionais altamente qualificados para entender as suas necessidades e colocá-las em projetos específicos, a Lummina possui qualidade no atendimento, planejamento, entrega e montagem de móveis planejados. Embaixo da escada, no quarto principal, na sala ou na cozinha, móveis planejados são a chave para uma casa com ambientes modernos, sofisticados e otimizados. Entre em contato conosco e vamos tirar sua casa dos sonhos do papel!