7 Dicas essenciais para decorar sua primeira casa

7 Dicas essenciais para decorar sua primeira casa

A compra do primeiro imóvel com certeza é um grande marco na vida de qualquer pessoa, por isso, aprenda essas dicas essenciais para acertar em cheio na decoração da sua primeira casa.

A sensação de se ter um lugar todinho seu é indescritível, mas tenha a ciência de que com grandes poderes também vem as grandes responsabilidades, e dentre elas, a decoração de seu novo lar.  

É natural que fiquemos ansiosos, afinal de contas a lista de tendências em decoração para sua casa é bem grande, mas neste momento busque manter a calma e agir com tranquilidade para garantir que tudo fique perfeito para você e sua família. 

Sendo assim, deixe a ansiedade de lado porque separamos 7 dicas essenciais para decorar sua primeira casa para que tudo flua da melhor forma possível. 

Como decorar minha primeira casa?

1 –  Móveis planejados 

Com o orçamento apertado e  pressa em deixar tudo pronto o quanto antes, nos esquecemos de dar o devido valor aos ambientes planejados. 

Muitas pessoas acreditam que um projeto de móveis planejados requer um investimento muito alto, mas felizmente este recurso está cada vez mais acessível e popular entre muitas pessoas, especialmente na decoração da primeira casa. 

É importante lembrar que os móveis planejados proporcionam maior funcionalidade e conforto para o seu lar, já que tudo é feito sob medida e de acordo com sua rotina também. 

Apostar em móveis planejados, como armários de cozinha, é o que te garante maior espaço de armazenamento e ajuda a valorizar ainda mais o seu imóvel. 

Dica Bônus

Não se esqueça de medir muito bem o seu espaço antes de qualquer aquisição, combinado? Dessa maneira você não corre o risco dos móveis ficarem muito pequenos ou simplesmente não caberem. 

Mesmo que os responsáveis pelo projeto dos ambientes planejados também faça a mensuração da sua casa, tenha essa informação por garantia com você também. 

2 – Personalidade

Parece até uma dica boba, mas acima de tudo sempre escolha o que mais te agrada, desde as decisões mais importantes, como os móveis, até os pequenos detalhes. 

É muito diferente ver uma csa belíssima digna da novela das nove e morar na sua própria casa, não é mesmo? Sempre bom lembrar que existem certas coisas que são mais bonitas de ver do que de se viver, se é que me entende.

Naturalmente o seu lar será um reflexo da sua personalidade, por isso ela deve estar repleta de itens que façam mais sentido para você e que de alguma forma te faça se sentir bem também. 

Procure personalizar o seu espaço do jeito que você mais gosta, pois será você quem irá passar mais tempo nele!

Dica Bônus 

Itens feitos especialmente por você dão um toque especial ao ambiente, além de ser uma das principais tendências de decoração de interiores para 2020

Ou seja, você vai estar na moda e com uma casa que é a sua cara! Use e abuse da sua imaginação e mãos à obra!

3 – Iluminação 

Uma boa iluminação tem o poder de ressaltar a beleza e o charme da sua casa. 

O que quase ninguém lembra é que detalhes simples e baratos podem fazer toda a diferença na decoração da sua primeira casa, como trocar os suportes das lâmpadas por itens mais modernos, por exemplo. 

Outra dica que influencia bastante na iluminação dos seus ambientes é colocar um abajur nos criados-mudos ou em mesas laterais. 

E não se esqueça das cortinas, que apesar de taparem um pouco a luz natural, trazem grande sensação de aconchego e privacidade, consideradas por muitos profissionais de design de interiores como um item muito importante de decoração. 

Dica Bônus

A luz natural é a mais valiosa de todas, por isso, procure sempre deixá-la acessível em janelas ou sacadas.

4 – Cores

Certamente ninguém gosta de ficar em ambientes chatos e monótonos, não é mesmo? E por se tratar de um lugar que você vai passar boa parte do seu tempo, busque ousar das cores que você mais gosta na decoração da sua primeira casa. 

Lembre-se de manter ao máximo a harmonia das cores com os demais ambientes e garantir contrastes menos agressivos entre um cômodo e outro.

Um móvel colorido, almofadas, cortinas ou até mesmo o tapete podem trazer alegria para qualquer lugar, além de ser uma tática do design de interiores muito utilizada na composição de ambientes modernos.

Dica Bônus

Muitas vezes vale a pena fazer a reforma daquele móvel antigo, pintando-o de uma cor alegre que dá o contraste necessário para um espaço neutro.

5 – Quadros Decorativos

Pintar as paredes da nova casa nem sempre é uma opção viável para quem está com o orçamento mais apertado, mas por sorte, existem algumas formas de dar um chega pra lá naquela impressão vazia das paredes brancas: quadros decorativos!

Nessas horas estes itens se mostram grandes aliados já que trazem um charme sofisticado e bem descontraído para o lugar. 

O mais recomendado são quadros grandes na horizontal para paredes maiores, enquanto nas menores podemos colocar vários quadrinhos verticais formando até um mosaico, por exemplo. 

Dica Bônus

Os papéis de parede também são uma opção mais barata e que podem enriquecer muito um ambiente.  

6 – Espelhos

Já faz tempo que os espelhos saíram dos banheiros e viraram tendência na decoração de ambientes modernos. 

Seu uso é amplo e seu formato vai depender bastante da intenção do lugar. ele pode trazer uma sensação de amplitude ou simplesmente ser usado para decoração. 

Além de ser bem prático, não ter de ir ao banheiro toda vez que precisar dar uma olhada no visual é uma ótima opção também. 

Dicas Bônus

Investir em molduras bonitas ajuda a tornar o espelho um item especial e personalizado de decoração. 

7 – Plantas e Flores

Se o seu desejo é dar vida ao espaço, essa é uma das melhores opções, literalmente, uma vez que as plantas e flores são maravilhosas por si só. 

Quando agregadas à decoração da sua primeira casa, vão trazer a sensação de harmonia e paz que sua morada tanto precisa.

  Apesar de algumas serem mais difíceis de cuidar do que outras, é importante lembrar que já foi cientificamente comprovado que que um pouco de contato com a natureza traz um bem-estar imenso para nós. 

Quanto aos vasos, as opções são das mais variada também: pendurados, no chão, em cima da estante ou de uma prateleira. A escolha vai depender do que mais te agrada. 

Dica Bônus

Se você não quer ocupar muito tempo ou espaço, as famosas suculentas são ideias: existem inúmeros tipos, cabem em vasinhos pequenos e são fáceis de cuidar. Só vi vantagens! 

É claro que essas são apenas algumas dicas para aflorar a sua imaginação. O mais importante aqui é que você entenda o seu espaço e como transmitir sua personalidade nos ambientes, dando seus toques pessoais e incrementando o lugar com seu charme pessoal. 
E aí, faltou alguma dica indispensável para você? Deixe seus comentários e continue nos acompanhando no Instagram e Facebook para mais dicas de decoração!