Image

10 modelos de torneiras para sua cozinha

Escolher torneiras para a sua casa envolve várias questões que devem ser levadas em consideração nesse processo de escolha. O principal consiste na funcionalidade do ambiente. Esse é o primeiro e um dos mais importantes aspectos que devem nortear a escolha.

Além disso, o próprio gosto pessoal também afeta diretamente esse processo de escolha. Além claro, do próprio projeto de decoração do ambiente. Nesse sentido, quais seriam os melhores modelos de torneiras para a cozinha, por exemplo? Confira aqui.

Como escolher a torneira?

O design das torneiras assim como vários outros itens de decoração propriamente ditos segue tendências e pode ser igualmente o toque final no acabamento de um determinado ambiente, trazendo ainda mais valor estético para o seu cômodo. Entretanto, especialmente no caso das torneiras, é fundamental que a funcionalidade e a praticidade sejam norteadoras da escolha a ser feita.

Atualmente, as torneiras móveis são uma das mais procuradas, especialmente porque facilitam bastante o processo de lavagem da pia, mas outras questões devem ser levadas em consideração. Como, por exemplo, onde a torneira terá a sua instalação feita assim como o tipo de tubulação encontrada.

Outro ponto igualmente que deve ser levado em consideração, por exemplo, consiste na quantidade de cubas que essa torneira deve cobrir, o que pode tornar necessário uma torneira articulada, ou mesmo duas torneiras.

Arquitetura e design

As torneiras de modelos mais altos, por exemplo, não servem bem para cozinhas com armários suspensos. Questões relacionadas à própria dinâmica do espaço que você tem na cozinha também devem auxiliar a nortear a escolha de qual será o melhor modelo para a sua cozinha.

Além disso, você pode olhar também para a saída de água, que pode ser apenas fria, ou fria e quente, assim como para o funcionamento do seu registro.

Detalhes técnicos operacionais

Caso você não tenha em casa um sistema que permita a instalação de uma torneira com vazão para água quente, uma opção pode ser a torneira elétrica, caso essa seja uma funcionalidade buscada.

Não se esqueça quanto a garantia e durabilidade da torneira no processo de escolha, isso é fundamental para a escolha. Dentre os modelos que podem ser utilizados, temos torneiras de aço inox, que são verdadeiros modelos atemporais, assim como torneiras pretas, que trazem imponência ao seu design tal como torneiras douradas e rose que trazem um ar mais romântico, enquanto as de bronze são preferidas para decorações mais rústicas.

Modelos de torneiras para cozinha

A partir dessas colocações iniciais você já pode conhecer quais os melhores modelos de torneiras para a sua cozinha e escolher aquela que mais combina com o seu ambiente.

Torneira convencional

O modelo mais comum de torneira pode ser sim uma opção. Uma torneira de apenas um registro, e igualmente com vazão apenas para água fria. O modelo pode ser instalado tanto na parede quanto diretamente na mesa. Apesar de ser um clássico, pode trazer um ar diferenciado e igualmente bem elegante para o seu ambiente.

Monocomando

A torneira monocomando permite a vazão de água tanto quente como de água fria também. E como o nome sugere, isso é controlado pelo utilizador apenas por um mesmo comando. Ou seja, é uma torneira que tem apenas um furo na mesa ou parede, apenas um registro, e tudo se concentra apenas em sua estrutura única.

A partir desse tipo de torneira se obtém praticidade e conforto, sem grandes demandas.

Duas saídas de água

Especialmente esse modelo não tem muita procura especialmente para a cozinha, sendo muito utilizada em projetos de lavanderia. Consiste em um modelo que permite a saída de água em dois lugares, se necessário, como, por exemplo, a pia e a máquina de lavar.

Com misturador

Nesse caso, a torneira terá um registro para cada tipo de água. A principal vantagem, entretanto, está no fato de poder regular a temperatura de acordo com a sua necessidade no momento. Como grande desvantagem, o modelo costuma ocupar um espaço significativo na bancada.

De parede

Torneira que vai diretamente na parede, o que traz um trabalho adicional em seu processo de instalação que é mais árduo do que a torneira diretamente instalada na mesa ou bancada, por exemplo. A sua instalação pode demandar igualmente da quebra da parede para a troca de pontos de cano que viabilizem a sua instalação na parede. Em caso de eventuais problemas, qualquer ação de reparo deve ser feita com um profissional especializado.

De bancada

Assim como o próprio nome entrega, consiste em um modelo instalado diretamente na bancada da pia. Ao contrário do modelo de parede, possui um processo de instalação mais simples. Pode ser instalada mais facilmente e até mesmo ter o seu local mudado caso seja feita uma nova saída na bancada.

Bica alta e baixa

O termo baixo e alto está relacionado ao chamado “pescoço” da torneira. As mais altas são mais compridas e acabam sendo as melhores opções para projetos de cozinha, por exemplo. Quanto mais alto melhor a cobertura de toda a cuba, mas modelos demasiadamente mais elevados não são indicados para projetos com armários suspensos.

Com filtro

O modelo não é tão procurado, sendo bem menos atraente, além disso, ainda ocupa um espaço significativo na sua bancada, o que torna a escolha pouco realizada. Apesar disso, atrai quem se preocupa com a saúde, que não precisará ter um filtro na parte da torneira, já estando o mesmo acoplado diretamente.

Elétrica

Essa torneira possui um sistema elétrico atrelado que permite, por exemplo, o aquecimento da água. Para o modelo, é necessária uma rede elétrica próxima e vale destacar que não pode ser utilizado uma tomada convencional. Um profissional qualificado é demandado quando necessário realizar manutenção ou correlatos.

Eletrônica

Esse tipo de torneira conta com um sensor, além de controle para a temperatura e Led que acompanha a vazão da água. São modelos bem procurados atualmente e demandam igualmente de um profissional com conhecimento para instalação e manutenção. Alguns submodelos podem trazer ainda jato mais aerado, o que resulta em economia de água.

Conheça a Luminna Planejados

A Luminna Planejados já atua no mercado de móveis de São Paulo há mais de 25 anos. Os diferenciais passam pelos cinco anos de garantia oferecidos para clientes e a disponibilização de uma equipe própria de montagem e instalação. Além disso, os móveis planejados possuem o design e a durabilidade de materiais 100% MDF com cores exclusivas de móveis e vidros.